TRT-MA promove campanha de doação de livros didáticos e paradidáticos

quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 - 8:38
Redator (a)
Suely Cavalcante

A campanha interna de doação de livros didáticos e paradidáticos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) denominada “Bibliotroca” visa incentivar a troca dos referidos livros entre magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. 
Os interessados em participar da campanha podem colocar os livros didáticos e paradidáticos nas estantes de aço disponibilizadas no prédio-sede do TRT, próximas à antiga Secretaria do Tribunal Pleno, em frente à Galeria Remir Lima, no andar térreo; e no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, no hall de entrada, também no térreo. O doador também pode retirar livros de seu interesse, sem necessidade de prévia autorização ou supervisão de alguma unidade do Tribunal. Os livros devem estar em bom estado de conservação e ficarão disponíveis nos locais de troca por trinta dias. Os exemplares que não forem trocados poderão, oportunamente, ser doados às escolas comunitárias localizadas nos bairros adjacentes ao TRT.
A troca de livros foi sugerida à presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, pela servidora Maria Lídia Borges de Sousa, lotada na Seção de Aquisições Públicas, unidade vinculada à Secretaria de Administração. A presidenta acatou a sugestão, e reconheceu a importância da iniciativa. Para a desembargadora, os livros são uma ferramenta na promoção da cultura e educação.
Em correspondência oficial encaminhada à presidenta, Lídia disse que, todo início de ano, os pais arcam com altos custos com livros e materiais escolares e que a troca de livros pode contribuir para baixar esses custos, ao mesmo tempo em que vai ser uma oportunidade para que as pessoas possam doar livros dos anos anteriores que ficam sem utilidade e só ocupando espaço em suas casas. Lídia observou que a troca de livros vem sendo feita em sebos e outros espaços, e que já havia feito a sugestão em outros anos, mas que nunca tinha sido implantada.
A princípio, a campanha “Bibliotroca” vai ser coordenada pela Seção de Biblioteca e Gestão Documental do Tribunal. Segundo a chefe da unidade, Raimunda Nonata Araújo Teixeira, a Bibliotroca é uma saída bastante criativa nos dias atuais, em que magistrados, servidores, estagiários e terceirizados podem trocar entre si livros, com a finalidade de economizar. “É uma ação cada vez mais comum em escolas, sebos e feiras. De modo solidário, os pais entregam os exemplares usados e levam para casa outros livros doados por outras pessoas”.
Mais informações pelo telefone (98) 2109 9495.

14 visualizações