TRT-MA promove “Projeto Trabalho Rural” no Município de Açailândia
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), por meio da Comissão de Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT) e a Vara do Trabalho de Açailândia, está promovendo, nesta sexta-feira (05), o Projeto Trabalho Rural, no Centro de Treinamento de Açailândia, no Bairro Nova Açailândia. Com carga horária de oito horas, o projeto visa dar continuidade ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Campanha Trabalho Seguro 2014), que é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Na oportunidade, serão realizadas cinco palestras por juízes do trabalho do TRT-MA e especialistas na área de Saúde e Segurança do Trabalho, que terão como foco a prevenção de acidentes do trabalhador rural. Serão abordados temas como acidente do trabalho, uso de agrotóxicos, ergonomia, trabalho infantil e saúde do trabalhador rural.
A abertura do evento está prevista para as 08h30min, com a realização de um café da manhã. Às 09h, haverá a palestra “Boas Práticas de Segurança no Trabalho Rural”, que será ministrada pela professora Scheila Regina Gomes Alves Vale, engenheira de segurança do trabalho do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e mestranda em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz – Rio de Janeiro –RJ. Às 10h10, o médico do trabalho e coordenador do PCMSO do TRT-MA, Ércio Murilo Sousa Cutrim, falará sobre “A Saúde do Trabalhador Rural”.
Às 14h, os trabalhos são retomados com a palestra “Combate ao Trabalho Infantil”, a ser ministrada pela juíza do trabalho Maria do Socorro Almeida de Sousa, pós-doutoranda pela Universidade de Salamanca e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Clássica de Lisboa. Às 15h, a professora e especialista em Higiene e Segurança do Trabalho, Marly Vieira Viana, vai falar sobre “Prevenção dos Riscos Ambientais nas Atividades do Trabalhador Rural”. A palestrante também é mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). No encerramento, será oferecido um coquetel.
A atividade conta com o apoio do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran (CDVDH/CB),Casa Familiar Rural de Açailândia, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria do Movimento Sem Terra.