TRT-MA realiza a 2ª etapa do programa “Vacinação em Dia” nesta semana

segunda-feira, 21 de Julho de 2014 - 13:30

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizará, nos próximos dias 23 e 24, no âmbito do Regional, a segunda etapa do Programa “Vacinação em Dia”, que consiste na disponibilização das vacinas necessárias para a atualização das carteiras dos magistrados e servidores, de acordo com o Calendário Básico de Vacina do Ministério da Saúde.

As vacinas serão disponibilizadas no Setor Médico do Foro Astolfo Serra, na quarta-feira (23), e na Seção de Saúde do prédio-sede do Tribunal, na quinta-feira (24), nos horários de 9h às 12h e de 13h às 15h, por vacinadores da Coordenação de Imunização de São Luís. Na ocasião, serão disponibilizadas as vacinas contra gripe, difteria e tétano, hepatite B e febre amarela. É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a vacinação uma das intervenções de saúde pública com maior impacto na prevenção de doenças infectocontagiosas. A prática deste ato, rotineiramente, proporcionou a erradicação do vírus da varíola no mundo e a eliminação da poliomielite nas Américas. Além disso, permitiu, no Brasil, o controle da rubéola congênita, do tétano neonatal, da difteria e do sarampo, e diminuiu drasticamente a incidência de coqueluche, rubéola, caxumba e meningite pelo Haemophilus influenzae do tipo B.

Apesar da importância da prática rotineira da vacinação para controle ou erradicação das doenças, levantamentos de órgãos internacionais, realizados durante consultas médicas, mostram que cerca de 76% dos pacientes não completam os calendários básicos de imunização, e, destes, apenas 7% recebem a orientação adequada. Essa falha no calendário vacinal de rotina torna necessário, em várias situações, o uso da imunização passiva (administração de anticorpos), que é um procedimento mais complexo e de maior custo. 

Por esse motivo, o programa “Vacinação em Dia” integra o conjunto de medidas preventivas realizadas pela Seção de Saúde do TRT16. O próximo passo da campanha será a realização da terceira fase, que consiste no acompanhamento das doses de reforço e das vacinas com necessidade de dose anual, pela unidade.

Vacinas disponibilizadas

Gripe: somente para aqueles que ainda não participaram da Campanha Anual Contra a Gripe do TRT16 em 2014; 

Difteria e tétano: indicada a partir dos 20 (vinte) anos de idade, gestantes, não gestantes, homens e idosos que não tiverem comprovação de vacinação anterior, devendo apresentar documentação com esquema incompleto para completar o esquema já iniciado; o intervalo mínimo entre as doses é de 30 (trinta) dias; 

Hepatite B: pessoas com até 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação contra a doença; 

Febre amarela: adulto/idoso que resida ou que irá viajar para área endêmica (Estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos Estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos Estados: BA, ES e MG); em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem e tomar o eforço a cada 10 anos;

Vacinações – De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), a vacinação de adultos tem dois objetivos principais, além de diminuir a mortalidade precoce e a melhoria de qualidade vida: eliminação de doenças no país e a proteção individual.

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente, o PNI é constituído por doze produtos recomendados à população, desde  o nascimento até a terceira idade, e distribuídos gratuitamente nos postos de vacina da rede pública. 

Para saber mais, clique aqui.

 

 

Redação: Julyane Prazeres (estagiária).

Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

2 visualizações