TRT-MA realiza ações em adesão à campanha Novembro Azul

terça-feira, 13 de Novembro de 2018 - 10:31
Redator (a)
Suely Cavalcante

A saúde de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) é o foco da programação referente à campanha Novembro Azul, “Dê um drible no preconceito: cuide de sua Saúde”. A Seção de Saúde está organizando uma série de atividades com o propósito de estimular o corpo masculino da instituição a cuidar bem da sua saúde. Como parte da campanha, à noite, as fachadas do prédio-sede do tribunal e do Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, ficam iluminadas de azul. Os perfis do TRT no facebook e twitter também estão azuis. Equipes do setor entregaram lacinhos azuis, símbolos da campanha aos servidores do TRT e do FAS, além de encaminhar às Varas do interior.
Na próxima segunda-feira (19/11), a Seção de Saúde, localizada no andar “L” do prédio-sede, vai realizar o “Dia de Exames do Homem”, no horário de expediente. Magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT vão poder realizar testes rápidos de hepatite e sífilis, além de aferir glicemia, pressão arterial, peso e circunferência abdominal, cujos resultados serão anotados em carteirinhas próprias, podendo ser avaliados pelos médicos da unidade.
No dia 24/11, de 8h às 12h, a Seção de Saúde convida para uma manhã esportiva, quando será realizado um torneio de futebol na sede do Sesc Olho D’água. Após o torneio, será servido um lanche saudável. Para esta atividade, a Seção de Saúde vai encomendar camisas azuis com o símbolo da campanha, ao preço unitário de R$ 17,00. Interessados em adquirir a camisa devem encomendá-la na Seção de Saúde. Ligue para encomendar sua camisa pelo ramal 9382. Os times que participarão do torneio poderão ser formados livremente entre os magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, e informados à Seção de Saúde para organização do evento.
Para fechar a programação do Novembro Azul, a Seção de Saúde está organizando um café da manhã e roda de conversa com o médico urologista Antonio Sérgio Leite Minervino. A vinda do urologista ao TRT está sendo viabilizada pelo plano de saúde GEAP, por meio de parceria com o tribunal. O urologista estará à disposição para, em um papo descontraído, tirar dúvidas sobre o câncer de próstata e a saúde do homem de uma forma geral, bem como suas formas de prevenção. Nesse dia também serão disponibilizadas massagem corporal e limpeza de pele aos servidores. Para o encontro, vai ser preparado um ambiente aconchegante e acolhedor no espaço onde funciona a garagem dos desembargadores.  
Mais informações sobre as atividades pelo telefone (98) 2109 9382.
Para saber mais sobre o Novembro Azul, leia, abaixo, texto de autoria do médico do TRT-MA Gustavo Rodrigues:
"UM DEDINHO DE PROSA SOBRE O NOVEMBRO AZUL" 
Acabamos de sair de outubro, o primeiro mês do ano a ter tido uma cor a ele atribuída, e entramos em novembro, justamente o segundo. Você sabe o que é o Novembro Azul e como começou?
Em 1999, um grupo de homens em Adelaide, Austrália, durante uma noitada em um pub, tiveram a idéia de deixar crescer seus bigodes e angariar fundos para caridade durante o mês de novembro. Foi cunhado por eles o termo “movember” para descrever o movimento. A onda virou mania nacional no país dos cangurus. 
5 anos depois, um grupo não relacionado ao anterior, em Melbourne, iniciou um novo “Movember”, dessa vez com a finalidade específica de angariar fundos para instituições ligadas a pesquisa ou tratamento de câncer de próstata, câncer de testículo e depressão em homens. Nascia aí a Movember Foundation Charity, e o movimento seguiu ganhando popularidade rapidamente em diversos países. 
No Brasil, a iniciativa ficou conhecida como Novembro Azul, e vinha tendo enfoque basicamente em incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tentando desmistificar a avaliação urológica periódica e o toque retal.
Com a publicação de alguns estudos que questionavam a validade de se buscar diagnóstico precoce para o câncer de próstata, renomadas entidades médicas, como a Força-Tarefa Americana de Medicina Preventiva, a Força-Tarefa Canadense de Saúde Preventiva e o INCA começaram a manifestar-se contra o Movember e o Novembro Azul.
Com isso a iniciativa vem ganhando um ar mais amplo de incentivo ao cuidado com a saúde do homem. É sabido que, por tender a priorizar questões profissionais ou por receio de demonstrar fraqueza, homens costumam procurar menos os serviços de saúde. Entretanto, temos em mente que:
- Homens têm menor expectativa de vida (72,9 vs. 79,4 anos);
- Homens têm maior tendência a evoluir com morte cardíaca súbita (2-3 vezes mais) e doença coronariana;
- Homens evoluem com cirrose com freqüência muito maior que mulheres;
- Enquanto mulheres tendem a ter mais ideação suicida, homens têm chance cerca 2 vezes maior de concretizá-lo.
Homens, tanto quanto mulheres, precisam cuidar de sua saúde. Em um mundo onde cada vez mais se combate o sexismo, não há mais sentido que um sexo busque menos auxílio médico que outro. Sem dúvidas, vale a pena investir algumas horas do seu tempo em cuidar do seu bem mais precioso: sua saúde. Esse investimento certamente será retornado em mais anos de vida, e com melhor qualidade.
Compartilhe suas dúvidas com seu médico, busque informações a respeito de sua saúde. 

                                                                            
 

44 visualizações