TRT-MA realiza Campanha "Dê um balão no câncer de Boca” para alertar sobre autocuidado em saúde bucal

terça-feira, 14 de Novembro de 2017 - 12:47

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), sob a coordenação do Setor Odontológico, vai realizar, no dia 20 deste mês, a II Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A campanha "Dê um balão no câncer de Boca” é dirigida a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, e tem como objetivos compartilhar informações sobre o diagnóstico precoce das alterações bucais, difundir a técnica do autoexame bucal como parte das ações que envolvem autocuidado, bem como o rastreamento de lesões suspeitas por meio de exame bucal individualizado.
Os atendimentos serão realizados na Seção de Saúde, no prédio-sede do TRT e no Setor Médico do Foro Astolfo Serra (FAS), no dia 20/11, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
O chefe do Setor Odontológico, servidor Gustavo André Weber, convida magistrados, servidores, estagiários e terceirizados para participarem da campanha, visto que o exame rotineiro da boca permite que o profissional possa diagnosticar lesões suspeitas no seu estagio inicial, fase em que pode ser considerado curável. "O Governo Federal instituiu por meio da lei N° 13.230/15 a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, que é celebrada anualmente no mês de novembro, por isso nossa intenção de inserir as ações de prevenção e autocuidado bucais dentro da Campanha do Novembro Azul promovida pela Seção", pontuou.
Epidemiologia e curso da doença - no Brasil, o câncer de boca é considerado um problema de saúde pública, e representa o 4° tipo mais frequente nos homens e o 7° mais incidente entre mulheres, segundo dados atualizados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Pode se desenvolver nos lábios, língua, gengiva, céu da boca e glândulas salivares e, normalmente, avança lenta e silenciosamente sem provocar dor na fase inicial. Se o diagnostico é tardio, o prognóstico é desfavorável, resultando muitas vezes em tratamentos mutilantes e de alto custo econômico e social. 
Mais informações no Setor Odontológico pelo ramal 9384.

Com informações da Seção de Saúde.

17 visualizações