TRT-MA realiza curso "Contratações de Soluções de TI"

quinta-feira, 9 de Junho de 2016 - 11:52
Redator (a)
Suely Cavalcante
Cláudio Cruz detalhou a Resolução CNJ nº 182/2013
Servidores atentos ao treinamento

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da Escola Judicial, realizou na segunda-feira (6) e na terça (7), no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins da Escola Judicial, o curso "Contratações de Soluções de TI no TRT-MA" em observância à Resolução CNJ nº 182/2013, que visa ao aprimoramento do processo de contratações e soluções de TI no Judiciário brasileiro.

A capacitação, realizada na modalidade "in company", proporcionando mais economia ao TRT, reuniu 25 servidores do Tribunal lotados em unidades envolvidos com o processo de contratação, e foi ministrada por Cláudio Silva da Cruz, analista de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Participaram do  treinamento servidores lotados na CTIC, Gabinete da Presidência, Secretaria de Administração, Diretoria-Geral, Coordenadorias de Controle Interno, Material e Logística e de Serviços Gerais, e da Seção de Engenharia.

De acordo com o servidor Rafael Robinson de Sousa Neto, da Área de Governança da CTIC, a capacitação atendeu à determinação da Resolução do Conselho Nacional de Justiça com relação às contratações de TI. Ele explicou que, em auditoria realizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no TRT-MA, em setembro do ano passado, foi detectado que o Tribunal não estava cumprindo integralmente a Resolução CNJ nº 182/2013. Por isso, o CSJT estabeleceu um prazo para que o TRT maranhense adotasse medidas objetivando o aperfeiçoamento do processo de contratação de bens e serviços de TI, incluindo a capacitação de servidores.

Rafael disse que o treinamento foi uma oportunidade de conhecer detalhadamente a Resolução CNJ nº 182/2013. Na prática, significa ter mais domínio do assunto e mais possibilidade de contratações exitosas em soluções de TI. Além disso, chamou a atenção dos participantes para a necessidade de sincronismo nessas ações. "Na realidade, tem que haver conexão entre as unidades que efetuam contratação, para que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis", observou.

2 visualizações