TRT-MA realiza III Reunião de Análise da Estratégia
quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010 - 15:44
Redator (a)
Suely Cavalcante
Juíza Liliana Bouéres apresenta resultados do planejamento estratégico do TRT-MA
Gestores do Tribunal participam da III RAE
O cumprimento das metas do Planejamento Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20), na III Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do TRT. Durante a reunião, realizada no auditório juiz Ari Rocha, do prédio-sede do tribunal, foram apresentados o grau de cumprimento de 48 indicadores do planejamento estratégico. Vinte e seis dos indicadores tiveram desempenho maior ou igual a 90% do estabelecido na meta; nove tiveram desempenho entre 60% e 90% da meta; em seis dos indicadores, o desempenho ficou abaixo de 60% e em 7 os indicadores ainda não estão disponíveis.
A produtividade de magistrados de primeiro e segundo graus (varas trabalhistas e tribunal) são indicadores cujas metas foram cumpridas. A produtividade de magistrados do primeiro grau foi 36,40% superior ao estabelecido pela meta, enquanto a produtividade de magistrado do segundo grau superou a meta em 13,72%.
Metas cumpridas e superadas também nos indicadores índices de julgados por força de trabalho (1º e 2º graus) e prazo médio de julgamento (1º grau). No TRT, o prazo médio de julgamento está sendo reduzido e deve fechar o ano com a superação da meta, que é de 5%.
No índice de processos antigos do 2º grau (mede o número de processos pendentes de julgamento existentes em até dois anos em relação ao ano de autuação), a meta foi cumprida, assim como no índice de atendimento à demanda no 1º grau (relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos).
O índice de agilidade na publicação de acórdãos (decisões do 2º grau) apresentou o melhor resultado entre os indicadores, mesmo não tendo cumprido a meta. Segundo as estatísticas, no início do ano apenas um acórdão foi publicado no prazo de 10 dias. Em novembro, o total de publicados passou de 700 acórdãos.
Com a redução dos gastos em 22% com serviços de telefonia, além de cumprir a meta estabelecida no TRT, o resultado contribuiu para aumentar o grau de cumprimento da Meta Prioritária 6 do Poder Judiciário. O resultado foi alcançado após a implementação do sistema Voip (voz sobre dados) de telefonia. O sistema Voip de telefonia utiliza como meio de comunicação a rede mundial de computadores ou uma rede privada de dados. No caso do TRT-MA, o sistema utiliza a Rede Nacional de Dados da Justiça do Trabalho (JT), com custo zero para o tribunal.
O indicador número de audiências itinerantes teve a meta cumprida desde setembro deste ano, com a realização 3627 audiências. A meta estabelecida para o ano era 3441 audiências.
O indicador referente ao número de beneficiados por projetos sociais realizados pelo TRT-MA (campanhas, cursos e eventos) teve a meta cumprida, antes do final do ano, em cerca de 25% acima do percentual estabelecido.
O índice de projetos estratégicos está sendo cumprido. A meta é iniciar, até 2014, 100% dos projetos estratégicos do TRT. O Tribunal possui 20 programas previstos no Plano Estratégico. Foram criadas 82 iniciativas estratégicas (ações e projetos), das quais 59 já foram iniciadas.
Com a implantação da Casa de Justiça e Cidadania, no Jaracati Shopping, o Tribunal já conseguiu atingir a meta deste ano prevista no índice de aproveitamento das boas práticas de gestão do Poder Judiciário. O índice prevê a implantação de pelo menos uma prática de outro tribunal, publicada no Banco de Boas Práticas de Gestão do Judiciário, anualmente, até 2014. A Casa de Justiça e Cidadania é equivalente à Boa Prática da Sala VIP do Cidadão, criada pelo TRT 14ª Região.
Cumprida também a meta do índice de parcerias efetivas, com a manutenção de 100% de efetividade nas parcerias já estabelecidas.
Metas alcançadas nos índices de disponibilidade de infraestrutura de equipamentos de tecnologia e de orçamento aplicado em Tecnologia da Informação, além de outros indicadores.
A apresentação da RAE foi feita pela juíza auxiliar da Presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres. Ela destacou as iniciativas estratégicas iniciadas em 2010 como o projeto Acórdão 10 (Programa Celeridade), criação da Central de Mandados Judiciais (Programa Reestruturação Organizacional), Agência de Notícias Institucionais, Agência Judicial e Agência Mais (Programa Comunicação e Justiça), entre outras.
O planejamento estratégico do TRT foi aprovado em dezembro do ano passado. Está dividido em oito temas estratégicos, 17 objetivos e 20 projetos. Todos os projetos envolvem diversas unidades e a RAE é o instrumento de avaliação para atingir a missão, visão e valores da instituição.