TRT-MA realiza oficinas de revisão do planejamento estratégico nas VTs de Bacabal, Santa Inês e Barreirinhas

quarta-feira, 4 de Junho de 2014 - 9:44
Redator (a)
Wanda Cunha
Na esquerda, de cima para baixo, VT de Barreirinhas e VT de Santa Inês. Na direita, VT de Bacabal.

Os servidores Ciro Ibiapina Cardoso e Marcos Antônio de Souza Silva, da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), deslocaram-se aos municípios de Bacabal, Santa Inês e Barreirinhas, entre os dias 26 e 29 de maio, para realizar oficinas de revisão do Planejamento Estratégico nas respectivas varas trabalhistas.

Em todas as três varas do trabalho (Bacabal, Santa Inês e Barreirinhas) foi feita, inicialmente, a explanação do conteúdo programático da oficina, envolvendo conceitos relacionados ao planejamento estratégico.  Em seguida, foi aplicado questionário simplificado de clima organizacional. Após essas atividades preliminares, houve a construção da matriz SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Também, nas oficinas, foram examinados mapas estratégicos de outras instituições e os macrodesafios do Poder Judiciário para os anos 2015-2020, como forma de auxiliar na sugestão da nova identidade institucional, ou seja, a missão, a visão e os valores institucionais.

Em seguida, cada unidade definiu as novas missão e visão de futuro, bem como elegeu os atributos de valor. Ao final, houve o debate quanto a perspectivas, temas e objetivos estratégicos. O encerramento das oficinas ocorreu com a transcrição desses conceitos pelos participantes.
 
VT de Bacabal - A primeira a receber a oficina foi a VT de Bacabal, no dia 26 de maio. Os servidores da referida vara que participaram da atividade foram Áurea Suzana de Souza Marques, Francisco Carlos Ferreira da Cruz Júnior, José Gilvan Mendes da Silva e Lúcia Cristina Souza Macedo. A unidade elegeu como Missão “Realizar a composição de litígios com qualidade e celeridade”; como Visão, “Ser um dos tribunais com menores taxas de congestionamento na fase de execução” e, como “Valores”, Acessibilidade, Transparência, Qualidade de vida, Probidade, Comprometimento, Gestão participativa, Excelência e Humanização. A vara propôs os seguintes temas e objetivos estratégicos: Política institucional: fortalecer a imagem institucional e fortalecer a relação com as outras instituições; Comunicação Institucional: aprimorar a comunicação com o público externo e interno; Gestão de Pessoas: promover a distribuição racional da força de trabalho; Infraestrutura: garantir a infraestrutura física e material apropriada às atividades judiciais e administrativas.

VT de Santa Inês – A oficina foi realizada na VT de Santa Inês no dia 27 de maio.  Participaram da atividade, além da titular da vara, juíza Fernanda Franklin Belfort, os servidores Efren Leite da Cruz Segundo, Euraid de Araújo Figueiredo, Jorge Luís Jardim Menezes, Josélio Américo Magalhães, Karla Patrícia Azevedo de Araújo, Lia Moreira dos Santos, Marqueline de Almeida Martins, Raimundo Helvécio Nascimento Roma e Thiago Henrique de Morais Nobre. A unidade elegeu como Missão “Solucionar conflitos nas relações de trabalho”; como Visão “Ser reconhecido pela promoção de justiça, paz social e cidadania” e, como  “Valores”, Ética, Eficiência, Celeridade, Probidade, Comprometimento, Excelência, Humanização. Os temas e objetivos estratégicos propostos pela vara trabalhista foram: Acesso à Justiça e Promoção da Cidadania: ampliar o acesso à Justiça e Fortalecer relações com outras instituições.

VT de Barreirinhas – Realizada em 28 de maio, a oficina na VT de Barreirinhas contou com a participação dos servidores Euvaldo de melo de Moraes Rego, José Hilmar Alcântara Ribeiro, Júlio César Rodrigues de Medeiros e Maria do Socorro Pinho Coimbra.  A unidade elegeu como Missão “Atender a sociedade, solucionando conflitos trabalhistas de maneira célere e efetiva”, como Visão “Ser referência na efetividade da prestação jurisdicional entre Tribunais Regionais do Trabalho de pequeno porte” e, como “Valores”, Ética, Eficiência, Celeridade, Probidade, Comprometimento, Excelência e Humanização. Os temas e objetivos estratégicos elencados foram: Gestão de Custos: melhorar a relação custo-benefício nas contratações; Governança Judiciária: padronizar e aprimorar os procedimentos judiciais e administrativos e priorizar o 1º grau de jurisdição; Comunicação Institucional: aumentar a divulgação institucional perante a sociedade; Tecnologia: garantir a disponibilidade, o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais de TI.

Oficinas – A participação e o envolvimento de todas as unidades que integram o Tribunal serão essenciais para definir o futuro almejado para o Regional. A oficina permitirá o nivelamento conceitual em gestão estratégica das unidades, permitindo-lhes participar ativamente da construção do novo mapa  estratégico do TRT, bem como gerenciar as suas atividades a partir do Planejamento Estratégico da instituição.

3 visualizações