TRT-MA realiza treinamento para implantar Sistema de Apoio Operacional ao PJe
A fim de implantar o "Sistema de Apoio Operacional ao PJe (SAOPJe) nas unidades judiciárias da segunda instância, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da Escola Judicial (EJU16), iniciou, na manhã desta segunda-feira (22/1), na Sala de Treinamento da EJUD16, um curso sobre a ferramenta. Ministrado pelo secretário do Tribunal Pleno e Coordenação Judiciária do TRT da 13ª Região (Paraíba), servidor Vladimir Azevedo de Mello, o treinamento teórico e prático sobre SAOPJe vai encerrar na sexta-feira (26). O PJe é o Sistema de Processo Judicial Eletrônico utilizado pela Justiça do Trabalho no país.
Pela manhã, o curso é para assessores de gabinetes de desembargadores do Tribunal. À tarde, o treinamento destina-se a servidores da Secretaria do Tribunal Pleno, Secretaria Judiciária, Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Acórdãos, Setor de Apoio ao PJe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e integrantes da Comitê Gestor Regional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (Sistema e-Gestão).
Segundo Vladimir, o SAOPJe é uma ferramenta desenvolvida pelo TRT da 13ª Região (Paraíba) voltada para o gerenciamento de gabinetes de desembargadores e Secretarias das Turmas e do Tribunal Pleno, que permite a realização de julgamentos eletrônicos. Ele explicou que o SAOPJe é um satélite que trabalha acoplado ao PJe fornecendo ferramentas que o sistema não dispõe. Ele explicou, ainda, que o SAOPJe já foi nacionalizado e aceito pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e está sendo utilizado por cerca de oito TRTs.
Conforme Vladimir, o uso da ferramenta agiliza o processo judicial, pois diminui o tempo de duração das sessões da segunda instância, uma vez que uma das funcionalidades do SAOPJe é possibilitar o julgamento processual sem a presença física dos desembargadores. Também possibilita aumentar o número de processos em pauta e viabiliza a assinatura dos acórdãos no mesmo dia das sessões de julgamento. Com o uso da ferramenta, "o TRT da Paraíba deu um salto de produtividade de 67% entre os anos de 2016 e 2017", enfatizou.
Para Vladimir, o SAOPJe é uma ferramenta poderosa de gestão que supre uma lacuna do PJe "a lacuna de gerenciamento das unidades judiciárias", afirmou. A ferramenta vem sendo desenvolvida há mais de dois anos, e permanece em desenvolvimento, e suas funcionalidades estão sendo, gradativamente, absorvidas pelo PJe.
Curso - o treinamento tem carga horária de 20 horas. Pela manhã, ocorre de 8h às 12h. No período vespertino, das 13h30 às 17h30. A EJUD16 vai emitir certificado de 20 horas para o Adicional de Qualificação (AQ). Após a realização do curso, o SAOPJe será implantado no TRT-MA.