TRT-MA realiza treinamento sobre Tabelas Unificadas da primeira instância
segunda-feira, 26 de Abril de 2010 - 17:42
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores participam de treinamento no auditório do FAS
Noredim Ribeiro Neto, Maria do Socorro Coimbra e Olívia de Almeida ministram treinamento sobre tabelas de movimento
Trinta servidores das Varas do Trabalho (VTs) do interior e três das Varas de São Luís estão participando desde a manhã desta segunda-feira (26), do treinamento sobre tabelas processuais unificadas da primeira instância, com foco na tabela de movimentos. O treinamento prossegue até amanhã (27), no auditório do Fórum Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), no horário das 8h às 12h e das 14 às 17h30.
Nos dias 28, 29 e 30, no horário das 14h às 17h30, o treinamento reunirá 42 servidores da capital, incluindo servidores das seis Varas Trabalhistas de São Luís, da Distribuição do Fórum Astolfo Serra, do Serviço de Cálculos e Juízo de Execução. O treinamento está sendo ministrado pelos servidores Maria do Socorro Pinho Coimbra (6ª VT), Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto (1ª VT) e Olívia Maria Oliveira de Almeida (Corregedoria), integrantes da Comissão responsável pela implantação das tabelas processuais no Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA).
A implantação de tabelas processuais unificadas está sendo feita conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça, na resolução 46 de 2007, e visa à padronização e uniformização das classes, assuntos e movimentos processuais no âmbito das Justiças Estadual, Federal, do Trabalho e do Superior Tribunal de Justiça, a serem empregadas nos Sistemas Processuais.
A tabela de movimentos da primeira instância (Varas do Trabalho) era a única (das seis tabelas previstas na resolução do Conselho Nacional de Justiça) que faltava ser implantada na Justiça Trabalhista do Maranhão. A tabela será implantada no dia 30 deste mês. Já foram implantadas as tabelas de classe e assunto. Na segunda instância (TRT), a implantação das tabelas já foi concluída.
Para o servidor Marcos Pires Costa, coordenador da Comissão responsável pela implantação das tabelas processuais no TRT-MA, a implantação da tabela de movimentos terá grande impacto no SAPT1(Sistema de Acompanhamento Processual da 1ª Instância), tendo em vista que serão criados, aproximadamente, 100 novos movimentos e vários serão alterados, o que, segundo ele, influenciará a rotina de trabalho das VTs.
Marcos Pires explicou que as tabelas unificadas são a base do sistema e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações), que tem como objetivo aperfeiçoar as informações processuais a fim de consolidar melhor os indicadores de desempenho da Justiça do Trabalho do Maranhão.
Com a implantação das tabelas processuais, além de cumprir a resolução do CNJ, a Justiça Trabalhista no estado terá mais facilidade para coletar dados estatísticos e as informações serão mais detalhadas aos usuários desta Justiça especializada.