TRT-MA realizou primeira edição do Programa "Preparação para Aposentadoria"

quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 - 15:12
Redator (a)
Suely Cavalcante
Juiz Bruno ressalta importância do evento
Karine fala sobre nutrição

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), com o apoio da Escola Judicial, realizou, na segunda-feira (7/11), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, a primeira edição do Programa "Preparação para a Aposentadoria", com a participação de servidores que estão em processo de aposentadoria. O programa objetiva implementar atividades de apoio a magistrados e servidores, propiciando oportunidades de reflexão e discussão sobre questões que envolvam a aposentadoria. O evento contou com a parceria da Farmácia Garrido e da contadora e consultora financeira Cristiane Santana.
Ao abrir o evento, o juiz Bruno de Carvalho Motejunas, representando o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, elogiou a iniciativa da CGEEP, cujo coordenador é o servidor Marcelo Mizerani, e afirmou  que a realização do programa é uma forma de o TRT contribuir com o servidor e magistrado nesse período de transição, em que se preparam para a aposentadoria. Bruno ressaltou que a aposentadoria representa uma nova etapa, um novo desafio e o tribunal quer, na medida do possível, possibilitar discussões e reflexões que ajudem a tornar esse processo de transição o mais natural possível. "Eu vejo sempre como nova oportunidade, e a gente tem que se preparar para enxergar essas novas possibilidades", afirmou.
Iniciando a programação, a  nutricionista em pesquisa e desenvolvimento da Garrido Manipulados Naturais, Karine Soares Bello, proferiu palestra sobre nutrição. Ela disse que é preciso estar com saúde para viver essa nova etapa, ressaltando que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é uma situação de perfeito bem-estar físico, mental, social e espiritual. Segundo Karine, para ter saúde além da alimentação adequada, é preciso ter uma rotina de exercícios físicos, de pelo menos 30 minutos na maior parte dos dias da semana, cuidando também dos outros aspectos imprescindíveis para ter qualidade de vida.
Felizmente, conforme Karine, as pessoas não esperam mais adoecer para cuidar da alimentação. Por outro lado, a nutrição está se especializando cada vez mais, existindo, atualmente, o personal diet, que é o nutricionista que atende em domicílio.
Ela explicou que é necessário atenção para escolher os alimentos, tendo o cuidado para ter uma dieta balanceada e combinando os alimentos, variando de acordo com as necessidades do organismo entre os alimentos energéticos (ricos em carboidratos e lipídios), construtores (ricos em proteínas) e os reguladores (ricos em vitaminas, minerais e fibras), bem como de acordo com as cores. Os de cor branca (alho, cebola, entre outros) são fontes de potássio e cálcio. Alimentos de cor vermelha, tais como, tomate, morango e melancia, ajudam a combater a depressão e cansaço. Os roxos, entre eles, as uvas,  contribuem para retardar o envelhecimento, neutralizam substâncias cancerígenas. Os alimentos da cor verde contêm clorofila, importante energético celular, desintoxica as células e inibe os radicais livre. Já os alimentos na cor laranja são ricos em betacarotenos, importantes para manutenção de tecidos e cabelos. Importante, observar, segundo Karine, que a orientação atual é diminuir o consumo de carboidratos.
Após a palestra, foram sorteados dois brindes doados pela Farmácia Garrido. As sorteadas foram as servidoras Suzana Regina P. de Castro Moreira, coordenadora de Precatórios do TRT, e Márcia Regina Belfort Salgueiro, da Seção de Cerimonial.
Qualidade de vida na maturidade - ainda relacionada à questão da saúde, a farmacêutica Dayana Póvoa, também da Farmácia Garrido, falou sobre qualidade de vida na maturidade. Um dos tópicos abordados foi o uso racional de medicamentos, que inclui a prescrição consciente, observando o uso correto, horários, início e término do uso. Ela chamou a atenção para os riscos da automedicação, especialmente pelo uso de analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios, que lideram as causas registradas de intoxicação, superando agrotóxicos e alimentos estragados.
Dayana também falou sobre a interação medicamentosa ou combinação entre medicamentos, e de medicamento com alimentos, bebidas alcoolicas, entre outros. Além disso, dedicou parte da palestra para esclarecer sobre os antioxidantes, que são substâncias que protegem as células sadias do organismo protegendo contra os radicais livres, entre eles, o resveratrol, e ainda sobre o colágeno, que representa 25% de toda proteína de nosso corpo.
Preparando para a Aposentadoria - Rosely Belo Vieira, servidora da CGGEP, e profissional coaching, fez, na sequência, a apresentação do Programa Preparando para a Aposentadoria (PPA), destacando a necessidade de a pessoa se preparar para vivenciar a fase da aposentadoria. Iniciou com a apresentação de dois vídeos retratando a questão do envelhecimento e a capacidade de fazer escolhas, com uma chamada para viver o presente, e fazer escolhas que preservem a essência de cada um.
Segundo Rosely, o trabalho é parte de nossa identidade e saber que vai perder parte dessa identidade deixa a pessoa apreensiva. Com as ações do programa, o magistrado ou servidor vai ser ajudado a discutir alternativas para o período pós-aposentadoria, por exemplo, descobrir novas atividades que dão prazer, mantendo a qualidade de vida, planejando a aposentadoria.
Educação Financeira - a parte financeira geralmente é uma das preocupações dos aposentados, principalmente, do servidor público. Por isso, foi incluída uma palestra com a contadora e consultora financeira Cristiane Santana. Uma das dicas da consulta refere-se à mudança de hábito diante do dinheiro para se tornar um investidor, para isso é preciso ter controle nas finanças para que as receitas superem as despesas. Ela alertou para o uso de cartões de créditos e cheque especial, que são as principais dívidas dos consumidores. Também compartilhou dicas sobre os melhores investimentos.
Memória Institucional - o evento foi encerrado com a apresentação da servidora Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho (CEMOC), sobre a Memória Institucional, em que ressaltou a participação de cada magistrado/servidor para a construção da história da Justiça do Trabalho no Maranhão.

 

 

14 visualizações