TRT-MA recebe exposição de quebradeiras de coco para marcar Dia Mundial do Meio Ambiente na Justiça do Trabalho

quarta-feira, 8 de Junho de 2016 - 14:17
Redator (a)
Gisélia Castro
Público do Foro Astolfo Serra prestigiou exposição
Artesanatos de babaçu e de garrafas pet fazem parte da mostra

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) abriu as portas do Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, nesta quarta-feira (8/6) para a exposição de produtos extrativistas da Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB).
A exposição, que está no saguão do Foro Astolfo Serra até o horário das 15h15, marca o Dia Mundial do Meio Ambiente na Justiça do Trabalho do Maranhão. Tem o apoio da Diretoria Geral do TRT-MA, Diretoria do Foro Astolfo Serra e do Setor de Gestão Ambiental.
Fazem parte da exposição produtos derivados do coco babaçu como sabonete, sabão, azeite, óleo, farinha (amido) e artesanatos como bijuterias e feitos a partir da reciclagem de garrafas pet. A mostra tem também tigelas feitas de cabaça que são produzidas na comunidade indígena de Gamela Itaquaritiua, no município de Viana, a 213 Km de São Luís.  Algumas tigelas recebem uma pintura natural à base de uma mistura de leite da planta conhecida como pião-roxo (pinhão-roxo) e carvão vegetal. O artesanato é de autoria do índio Oscar Mendonça. 
Para a expositora e integrante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Maria da Glória Trindade Belfort, realizar uma mostra em espaços como o da Justiça do Trabalho é uma “forma de reconhecimento” do movimento social que é liderado por mulheres. Fazem parte do MIQCB, trabalhadoras rurais do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. O movimento surgiu na década de 1980 e a cooperativa em 2009. 
Os produtos agroextrativistas são desenvolvidos com base em princípios sociais de respeito ao meio ambiente, conservação das florestas de babaçu, direito à terra e promoção da dignidade da mulher trabalhadora rural. 
Contatos – Os produtos da cooperativa das quebradeiras de coco podem ser encontrados na sede do MIQCB, em São Luís, na Rua 10, Quadra 14, Casa 35, Bairro Bequimão, telefone (98) 3268 - 3357 e 3221 – 4163, ou ainda, pelo site http://www.miqcb.org/
 

27 visualizações