TRT-MA reduz despesas com diárias e passagens

segunda-feira, 2 de Setembro de 2019 - 11:01
Redator (a)
Edvânia Kátia

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) conseguiu uma redução de 30% nos gastos com diárias e passagens no ano de 2018 quando comparado ao de 2017. Para o exercício de 2019, o planejamento e a execução até julho deste ano apontam para uma tendência de nova redução de aproximadamente 33% em relação a 2018. 
A diminuição é resultado do planejamento estabelecido pela Presidência do TRT em conjunto com a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF). “Como tudo está sendo executado de acordo com o programado e com o acompanhamento sistemático da equipe de Orçamento e Finanças deste Tribunal, o TRT deve alcançar a meta de execução do orçamento, tudo com base nos princípios da eficiência”, afirmou a presidenta do TRT, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro.
Na política adotada pela Presidência alinhada com o cenário orçamentário da Justiça do Trabalho, está a priorização da participação de magistrados e servidores em reuniões de trabalho, encontros estratégicos e eventos de capacitação para incentivo à melhoria das atividades. Até o momento, foram liberados 62 magistrados e 77 servidores para particarem desses eventos. 
Além disso, o orçamento do projeto Varas Itinerantes, destinado a custear as despesas com diárias e passagens, deve atingir o percentual de 100% de utilização dos recursos, tendo sido realizadas 31 varas itinerantes até 31 de julho deste ano. 
Segundo o diretor do SOF, Daniel Leite Guimarães, a equipe tem buscado se esmerar no controle orçamentário, seguindo os princípios da administração pública e os orçamentários, de forma a alcançar o Índice de Execução do Orçamento Disponibilizado (IEOD), estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no qual este TRT tem se mantido entre os primeiros colocados na Justiça do Trabalho. 

10 visualizações