TRT-MA terá Selo A3P de Sustentabilidade Ambiental
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, vai receber o Selo A3P, o Selo de Sustentabilidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no próximo dia 23 de outubro, às 11h, em Brasília (DF).
O TRT da 16ª Região será o primeiro órgão da Administração Pública a receber o novo formato do Selo A3P que, a partir de agora, integra um sistema eletrônico de monitoramento de gestão ambiental denominado Ressoa.
A solenidade de entrega do Selo A3P será realizada na sede do Ministério do Meio Ambiente e terá a participação do secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Édson Duarte, e do coordenador-geral da Agenda Ambiental na Administração Pública, Dioclécio Luz. Na ocasião, o desembargador James Magno estará acompanhado do servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA.
O Selo A3P será concedido ao Tribunal um ano após a assinatura do Termo de Adesão da Agenda A3P, conforme publicação no Diário Oficial da União de 27/7/2016.
O Selo A3P é o reconhecimento público pela formulação, execução e monitoramento de práticas de gestão socioambiental com base no conceito de sustentabilidade. O conjunto de diretrizes e ações fazem parte do PLS-TRT16 (Plano de Logística Sustentável) que promove na Justiça do Trabalho do Maranhão o consumo consciente e eficiente de recursos naturais, insumos e serviços, visando diminuição de gastos, gestão sustentável e redução do impacto negativo das atividades no meio ambiente com a adequada gestão dos resíduos. Também são objetivos do PLS a promoção de contratações sustentáveis, a sensibilização e
capacitação do corpo funcional, terceirizados, estagiários e o envolvimento de contratados e parceiros institucionais.
O PLS-TRT 16ª Região está sob a tutela da Comissão Ambiental que tem como membros titulares o juiz auxiliar da Presidência Bruno de Carvalho Motejunas (coordenador), a diretora-geral Adriana Albuquerque de Brito (coordenadora substituta), Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar (chefe do Setor de Gestão Socioambiental), Julio Cesar Guimarães (secretário administrativo), Marcelo José Fiuza de Mello Mizerani (coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa), Luciana Cristina Gehlen (coordenadora de Material e Logística), Manoel Ricardo Beckman de Jesus (chefe da Seção de Engenharia), Raimundo Nonato Monteiro Filho (ex-chefe da Seção de Licitações), Rafaela David Brito Pinho (chefe da Seção de Saúde), Rosemary Rocha Araújo (chefe da Seção de Comunicação Social) e Raimundo da Conceição Costa Lindoso (analista judiciário).
O acompanhamento da execução do PLS é realizado pelo Setor de Gestão Socioambiental, responsável pela elaboração do relatório de monitoramento anual da A3P inserida no Ressoa do Ministério do Meio Ambiente. A produção do relatório teve a colaboração da estagiária Andrea Câmara, estudante de Engenharia Ambiental.