TRT-MA vai substituir linhas diretas de telefonia convencional por telefones VOIP  

quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 - 14:14
Redator (a)
Suely Cavalcante

Os novos números serão divulgados posteriormente no Portal do TRT e em outros meios de comunicação
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) vai substituir, até o dia 30 deste mês, 41 linhas telefônicas diretas por telefones tipo VOIP, que possuem tecnologia IP e utilizam a rede de computadores para comunicação. Com a substituição, esses números de telefone serão mudados. As linhas estão em funcionamento nos Gabinetes da Presidência, Vice-Presidência, Gabinetes de Desembargadores e Desembargadoras, Setor de Ouvidoria, Arquivo Geral e Varas do Trabalho no Interior do Estado. A troca foi recomendada em nota técnica expedida em conjunto pela Diretoria-Geral e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC).  
Na Nota Técnica CTIC/DG nº 01/2021, a CTIC recomendou à Administração do Tribunal que não prorrogue o contrato com a empresa Viacom Next Generation Comunicação LTDA, uma vez que uma vez que a solução de voz sobre IP (serviço VOIP), que já funciona em unidades do prédio-sede do TRT e no Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, supre, integral e vantajosamente, o sistema convencional de comunicação em toda a jurisdição do Regional. A empresa que dá suporte à solução do VOIP é a LETTEL Distribuidora de Telefonia Ltda.
A troca atende a medidas de gestão orientadas à qualificação dos gastos públicos no âmbito do Tribunal, em alinhamento com o Plano Estratégico, significando a adoção de soluções pautadas nos princípios da economicidade, qualidade e eficiência. A economia gerada a partir da substituição vai ser de R$ 3.291,75 por mês, que é o valor pago atualmente pela contratação das linhas diretas. 
Pelas informações da CTIC, o contrato em vigência da solução VOIP não terá alterações no valor pago mensalmente porque já prevê a prestação dos serviços de telefonia em todas as unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão, mas ainda não estava totalmente implantado por falta de disponibilidade orçamentária para adquirir equipamentos necessários à viabilização dos serviços.
Segundo a CTIC, essas unidades serão contempladas com equipamentos modernos e necessários ao pleno funcionamento do novo meio de telecomunicação. As funcionalidades das linhas diretas são contempladas pelos novos telefones, porém com mais vantagens, entre elas, economia de custos pela não renovação do contrato de linhas diretas; menor custo de ligações; possibilidade de ligações a quatro dígitos entre os ramais, inclusive do interior, sem custos; maior possibilidade de controle das ligações, além da possibilidade de efetuar ligações para celulares; e comunicação de voz criptografada, garantindo confidencialidade e fortalecendo os mecanismos de segurança da informação no TRT-MA. 
Além disso, o serviço VOIP é mais um meio para agilizar a comunicação com as varas trabalhistas, que já contam com o serviço disponibilizado por meio do Balcão Virtual e o celular institucional. 
Mudança de números de telefones e de tarifação para o público externo
Os novos números de telefones gerados a partir da substituição para o serviço VOIP serão divulgados posteriormente no portal do Tribunal e em outros meios de comunicação. A migração para o sistema também terá reflexos na tarifas de ligações para o público externo. As ligações realizadas de fora das dependências do Tribunal para as unidades jurisdicionadas da capital e interior serão tarifadas como ligação para telefone fixo de São Luís.
Serviço VOIP
Segundo Rafael Robinson de Sousa Neto, coordenador da CTIC, o projeto para modernização da infraestrutura de telefonia do TRT16, com a implantação da solução de voz e instalação de novas centrais PABX, utilizando o serviço de VOIP (Voice Over Internet Protocol), foi iniciado em 2019. No entanto, os recursos financeiros disponíveis não foram suficientes para a aquisição de todos os equipamentos e serviços elencados nos Estudos Técnicos Preliminares para atendimento à totalidade da demanda do Tribunal. 
Na época, foram adquiridos quantitativos mínimos para possibilitar a substituição da central PABX em funcionamento em São Luís, que estava obsoleta e apresentando falhas constantes, e para a substituição de cerca de 67% dos aparelhos analógicos da capital. Em novembro de 2020 foi finalizada a primeira fase de implantação da nova solução de voz, com a ativação do serviço de VOIP e desativação do sistema antigo. O interior do Estado não foi contemplado nessa primeira fase, em virtude de indisponibilidade financeira. As varas trabalhistas no interior ainda utilizam linhas fixas, que serão substituídas nesta etapa da implantação.

179 visualizações