TRT na Escola: estudantes do IEMA Itaqui-Bacanga visitam Fórum Astolfo Serra
Como parte de mais uma etapa do Programa TRT na Escola, estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade Itaqui-Bacanga visitaram as instalações do Fórum Astolfo Serra. A iniciativa que celebra os conceitos de cidadania, educação e justiça é desenvolvida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA). Nesta etapa, alunos e alunas tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente como são realizados os serviços da Justiça do Trabalho.
Antes de iniciar a visitação, a secretária do Programa, servidora Aurea Marques, apresentou aos estudantes informações importantes acerca do funcionamento do Judiciário Trabalhista, com um enfoque especial na diferenciação das atividades de atuação do primeiro e segundo graus e nos trabalhos desenvolvidos pelos juízes e juízas. Em seguida, os alunos conheceram a biblioteca do TRT-16 e todo o seu acervo, e, na oportunidade, a bibliotecária Raimunda Nonata Araújo Teixeira, lotada no Setor de Biblioteca e Gestão Documental, falou sobre o funcionamento da unidade, acompanhada da estagiária do curso de Biblioteconomia Lorena do Nascimento Silva
Outro local visitado foi o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), que abriga a exposição permanente da Justiça Trabalhista no Estado, disponibilizando ao público o acervo que inclui processos históricos, mobiliário, fotografias, além de acervos literários de cunho científico e cultural. A unidade foi apresentada pela servidora Jeanne Aragão Adle.
Como um dos momentos mais esperados, os estudantes conheceram as varas trabalhistas, com destaque para a 6a Vara do Trabalho, onde acompanharam o seu funcionamento, seguido por uma importante explicação realizada pela juíza substituta da VT e coordenadora da Ejud16, Carolina Burlamaqui Carvalho. A magistrada destacou a necessidade dos jovens conhecerem os seus direitos, além de saberem reconhecer as práticas trabalhistas ilegais, enfatizando, sobretudo, as práticas do trabalho infantil, trabalho escravo e tráfico de pessoas.
Já a secretária do Programa, servidora Aurea Marques, expressou sua felicidade em contribuir com as atividades do projeto. “Como secretária do Programa TRT na Escola, sinto-me honrada e feliz por contribuir com um projeto que estimula crianças e jovens ao estudo, acreditando que a educação é o único caminho seguro para transformar vidas”, destacou.
A estudante do curso de Informática para Internet Jhennifer Geovana disse que o programa TRT na Escola é “uma experiência única, porque eu sempre passava por aqui e sempre quis entrar pra conhecer mais sobre o direito e sobre tudo. Eu espero que a experiência que eu estou vivenciando hoje, eu leve pra vida e escolha uma profissão dentro do direito”. Jhennifer também lembrou que a visita à 6a VT foi outro momento marcante, pois só conhecia uma sala de audiência por meio da televisão.
Balanço de resultados
Com um total de 670 alunos participantes com idade entre 6 a 18 anos, a edição deste ano contou com a participação de seis instituições de ensino. São elas: IEMA Rio Anil, IEMA Itaqui-Bacanga, IEMA Gonçalves Dias, Centro de Ensino Viriato Correa, Unidade de Ensino Básico José Cupertino e a Unidade de Ensino Básico Sofia Silva. Também foi registrado o número de 172 alunos que visitaram o Fórum Astolfo Serra.
Além disso, foram capacitados um total de 18 professores e entregues 640 cartilhas nas escolas. Seis juízes e juízas também participaram das atividades, bem como sete servidores e servidoras estiveram envolvidos.
TRT na Escola
As atividades anuais do Programa são encerradas com a realização da culminância geral, que deve ocorrer no próximo dia 6 de dezembro, com as apresentações das produções culturais desenvolvidas pelas escolas, homenagens e entrega de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa. Essa culminância geral, ocorrerá no auditório juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT.