TRT realiza melhorias em suas instalações físicas
quinta-feira, 19 de Abril de 2007 - 11:33
Redator (a)
Valquíria Santana
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está fazendo algumas reformas e adaptações em suas instalações físicas. As melhorias incluem a criação de um Centro de Treinamento, de uma sala de backup para a Diretoria de Informática, ampliação da Biblioteca João Freire Medeiros e da Distribuição do Fórum Astolfo Serra, substituição das centrais de ar-condicionado por sistema de climatização por meio de split, adaptação de banheiros para portadores de deficiência, entre outras.
O diretor-geral do TRT, Júlio César Guimarães, disse que o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores e uma melhor prestação de serviços ao jurisdicionado. As reformas e adaptações estão sendo acompanhadas pela equipe do Serviço de Engenharia.
Com as modificações, a Central Permanente de Licitações (CPL), que funcionava no 1º andar do prédio-sede do TRT, foi transferida para a sobreloja, ganhando móveis ergonômicos (adaptados às necessidades de cada usuário), além da substituição das antigas luminárias por luminárias reflexivas e das divisórias de eucatex por gesso acartonado.
A sala onde funcionava a CPL será reformada para instalação do Centro de Treinamento. Serão dois ambientes, sendo um para treinamento em informática com 16 lugares e oito computadores e um pequeno auditório com 64 lugares, telão, projetor e datashow, onde ocorrerão palestras, cursos e treinamentos.
Já a Biblioteca João Freire Medeiros (1º andar), fechada por 40 dias para reforma e ampliação, funciona temporariamente na sala onde antes estava a Associação dos Magistrados Trabalhistas (4º andar), atendendo apenas para devoluções, pesquisa e consulta aos jornais. Com a reforma, a biblioteca terá uma sala de tratamento, quatro cabines individuais, recepção, setor administrativo, além de área para consultas.
A Diretoria de Informática também ganhará dois novos espaços físicos. Serão a Sala de Backup, medindo 8m2, localizada na área do depósito judicial (estacionamento), com duas máquinas; e o CPD (2º andar), ocupando 40m2.
A Distribuição do Fórum Astolfo Serra será transferida para um local mais amplo, com 57m2, onde funcionava a antiga Sala dos Oficiais. Haverá sala de distribuição, além de área de apoio. Também no Fórum e na sede do TRT, dois banheiros para uso do público externo, localizados no térreo, serão adaptados para pessoas portadoras de deficiência.
Economia com sistema de climatização
As melhorias que estão sendo implementadas pelo Tribunal em suas instalações físicas incluem, ainda, a substituição das antigas centrais de ar-condicionado e dutos (nas unidades do 1º, 2º e 3º andares do TRT) por sistema individualizado de climatização por meio de split, que, segundo o chefe do Serviço de Engenharia, Manoel Ricardo Beckman, possibilita menor custo com manutenção da limpeza, menos consumo de energia elétrica, redução de ruídos, além de ocupar menor espaço físico, entre outras vantagens também para a saúde de magistrados e servidores no que se refere à limpeza dos equipamentos.
Já foi instalado aparelho split nos gabinetes da Presidência do TRT e dos desembargadores Kátia Arruda, José Evandro de Souza, Américo Bedê Freire e Alcebíades Tavares Dantas, além do Protocolo do Tribunal. Algumas unidades do TRT e os gabinetes dos desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho, Luiz Cosmo da Silva Júnior, Ilka Esdra Silva Araújo e Márcia Andrea Farias da Silva passarão por melhorias em suas instalações para receber o sistema de climatização individualizado e móveis ergonômicos. Todos os gabinetes e a Diretoria Geral tiveram as portas de alumínio e vidro substituídas por vidro temperado, com a sinalização dos setores.
Nos prédios das oito VT´s do interior do Estado, que têm sedes próprias, e a VT de Timon que está em construção, será instalado sistema de climatização por meio de split. Os equipamentos já foram adquiridos e o processo para realização do procedimento licitatório para contratação da empresa que fará a instalação dos aparelhos nas VT´s e a retirada das centrais e dutos no prédio do TRT está na fase de análise do edital e elaboração da minuta do contrato.
Quanto ao prédio do Fórum Astolfo Serra, o diretor-geral do TRT explicou que, por inviabilidade técnica e sobrecarga na subestação, não foi possível a substituição das centrais de ar-condicionado por modelo split. A Secretaria Administrativa está estudando alternativa para minimizar o problema.