TV TST visita o TRT-MA
Ao longo da semana de 22 a 26 de junho, uma equipe da TV TST (Tribunal Superior do Trabalho) esteve em São Luís, visitando as instalações do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), a fim de colher conteúdo para subsidiar diversos quadros do Programa Jornada, exibido semanalmente pela TV Justiça. Foram realizadas gravações de entrevistas acerca da história e dos projetos desenvolvidos pelo Tribunal, desde a sua instalação em maio de 1989. Além disso, foram feitas inúmeras imagens da cultura maranhense, como o Bumba-meu-boi, e de pontos turísticos da capital.
Na tarde da segunda-feira (22/6), a equipe, composta pelo jornalista Alexandre Matula, pelo cinegrafista Apolifran Cumaru e pelo iluminador André Pinto, esteve no barracão do Boi da Lua, no bairro do João Paulo, onde colheu o depoimento do “dono do boi”, Washington Coelho. Ele discorreu sobre a lenda maranhense da Catirina que desejou comer a língua do boi. Também foi registrada a confecção das indumentárias do bumba-meu-boi, produzidas pelos próprios brincantes.
No Gabinete da Presidência, na manhã de terça-feira (23), foram entrevistados o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior (presidente do TRT-MA) e a servidora Márcia Regina Belfort Salgueiro (da Seção de Cerimonial). Eles deram seus depoimentos para o quadro “Raio X”, que conta a história do Tribunal, suas conquistas, sua rotina e as considerações dos entrevistados a respeito de como é trabalhar na instituição, quais tarefas desenvolvem e como eles acompanharam a evolução do órgão ao longo do tempo de sua existência. O desembargador James Magno de Araújo Farias (vice-presidente e corregedor) também foi entrevistado para o mesmo quadro, mas em Brasília-DF, por motivo de viagem para cumprimento de agenda oficial.
O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Carlos Gustavo Brito Castro, também gravou sua participação para o quadro “Direitos e Deveres”, respondendo às perguntas de um comerciante dono de loja de produtos artesanais no Centro Histórico e de sua balconista. Lourival de Oliveira Nascimento e Mary Lúcia Oliveira Cardoso gravaram na própria loja, na tarde da quinta-feira (25), perguntas relacionadas às suas atividades específicas, como empregador e trabalhadora do ramo do comércio.
Na tarde da terça-feira, foi a vez do Projeto Caravana da Liberdade, idealizado pelo TRT-MA e que conta com a parceria de diversas entidades envolvidas em ações de combate e erradicação do trabalho escravo no Maranhão. Na oportunidade, foram entrevistados Ígor Martins Coelho Almeida, Secretário Adjunto de Direitos Humanos do Estado do Maranhão, e Cássius Guimarães Chai, promotor de justiça auxiliar da Corregedoria do Ministério Público Estadual (MPE-MA). Pelo Tribunal, foi entrevistado o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, porém, na manhã da sexta-feira (26).
Acerca do Selo de Qualidade em Prestação Judiciária, ainda na tarde do dia 23, o diretor de Secretaria da 7ª VT de São Luís, Roberto Linhares, falou sobre a conquista, por sua equipe de trabalho, da premiação relativa ao ano de 2014, quando a 7ª VT ficou em 2º lugar. Na tarde da quinta-feira (25), o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), Ciro Ibiapina Cardoso, prestou os esclarecimentos acerca de como é feita a aferição dos resultados de cumprimento das metas anuais e identificação das três Varas Trabalhistas que mais se destacaram e que serão premiadas com o Selo de Qualidade por ocasião das comemorações do aniversário do Tribunal, em maio do ano seguinte.
A noite da terça-feira foi reservada para o registro dos festejos juninos de São Luís, com gravações da apresentação do Boi de Morros no SESC da Praça Deodoro.
A manhã da quarta-feira (24) foi marcada pela arte da produção de azulejos. O professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e artesão de azulejaria, Paulo César Alves de Carvalho, mostrou, em seu ateliê, como vem trabalhando no resgate da técnica artesanal do azulejo, da forma como era produzido antigamente. Ele contextualizou historicamente a técnica da azulejaria e demonstrou, na prática, essa produção. Além disso, o artesão Milton Machado, que comercializa seus azulejos em um box do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (CEPRAMA), pintou alguns azulejos para demonstrar como é trabalhada atualmente a técnica, que não produz o azulejo em si, mas utiliza o azulejo industrial como base para a pintura.
A tarde do dia 24 e a manhã do dia 25 foram reservadas para o registro visual dos pontos turísticos de São Luís. O roteiro incluiu gravações de imagens do Centro Histórico, iniciando pela Casa do Maranhão, seguindo pela Rua Portugal, Casa das Tulhas, Praça Nauro Machado, Beco Catarina Mina, e seguindo pelo Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado), Palácio de la Ravardière (Prefeitura de São Luís), Palácio da Justiça (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão) e Igreja da Sé (igreja matriz da cidade). Também foram visitados o Convento das Mercês e da Memória Republicana, a Rua Grande (centro comercial de São Luís), a Igreja de São João, a Igreja de Santo Antônio e Escola Modelo, o Largo dos Amores (composto pela Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e Praça Gonçalves Dias), o Espigão da península da Praia da Ponta d’Areia, e a Avenida Litorânea.
A manhã de sexta-feira (26) encerrou as gravações da TV TST com a participação de alunos e professoras de Direito da Faculdade Estácio São Luís e da Faculdade do Maranhão (FACAM) em visita guiada do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, no Foro Astolfo Serra (FAS). O grupo foi acompanhado pela chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (CEMOC), Edvânia Kátia Souza Silva, gestora do projeto. Na ocasião, os participantes visitaram as instalações do FAS, ouviram palestras do juiz titular da 7ª VT, Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota, e da assessora jurídica do juiz, servidora Nayra Jeize Bezerra Santana. Ao final, assistiram a uma audiência na 6ª VT de São Luís.
Todo o conteúdo colhido durante a semana de gravações passará por edição para definição do cronograma de inserção nos quadros e veiculação em próximas edições do Programa Jornada.
O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às quartas-feiras, às 6h30; quintas-feiras, às 10h30; e sábados, às 17h30. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube. Clique aqui para acessar.
Veja mais fotos abaixo: