Vara de Chapadinha realiza ato de enfrentamento à violência contra a mulher
A Vara do Trabalho de Chapadinha, no Leste Maranhense, realizou nesta quarta-feira (3/8) ato de apoio à campanha de Valorização da Mulher, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). O evento foi conduzido pela juíza do trabalho titular de Chapadinha, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, e teve presença da juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, Welline de Souza Coelho, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional Chapadinha, Audeson Oliveira Costa, e de servidores da Justiça do Trabalho no município.
Em seu discurso, a magistrada Liliana Bouéres destacou os dados alarmantes de crimes sexuais contra as mulheres. “É triste anunciar que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada, 130 todos os dias. E apenas 10% das mulheres violentadas e estupradas e 35% das mulheres que apanham de seus companheiros têm coragem de denunciar.”
Entre os avanços recentes na legislação de proteção à mulher, está a tipificação o crime de feminicídio (artigo 121, parágrafo 2º, VI e parágrafo 2ª-A, Código Penal), quando o homicídio é praticado em razão da condição do sexo da vítima. A penalidade pode chegar a 30 anos de prisão, dez a mais do que em casos de homicídio.
Mas, para a juíza Liliana Bouéres, são necessários mais avanços, inclusive no ambiente de trabalho, onde casos de assédio sexual são comuns. “Isto ocorre porque a maioria dos cargos de chefia são ocupados por homens que por vezes não respeitam as subordinadas. E há inúmeros casos que não chegam à Justiça e que não conseguem ser provados.”