Vara do Trabalho de Pinheiro suspende atividades na segunda-feira (3/9)
Em virtude do feriado de fundação do município, a Vara do Trabalho de Pinheiro suspenderá as atividades na próxima segunda-feira (3/9). Elevado à categoria de vila pela Lei Provincial nº 439, de 3 de setembro de 1856, Pinheiro comemora 162 anos em 2018.
A regulamentação de feriados e pontos facultativos na Justiça do Trabalho no Maranhão está disciplinada no Ato do Gabinete da Presidência nº 241, de 17 de dezembro de 2010, que dispõe sobre feriados e pontos facultativos nos órgãos da Justiça do Trabalho no Maranhão. A suspensão também esta prevista na Portaria do Gabinete da Presidência (GP) nº 922/2017, que aprovou o calendário institucional de 2018 do TRT-MA. Os prazos vencíveis nesse dia ficam automaticamente prorrogados para o dia útil subsequente, ou seja, 4 de setembro.
Jurisdição - a VT de Pinheiro tem como juiz titular Érico Renato Serra Cordeiro e o diretor de secretaria é o servidor João Victor Gadelha Nogueira. A Vara localiza-se na Avenida Paulo Ramos, Nº 35, Centro. Pertencem a jurisdição da VT, os municípios de Pinheiro, Amapá do Maranhão, Apicum-Açú, Bacuri, Boa Vista do Gurupi, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Guimarães, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Matinha, Mirinzal, Olinda Nova do Maranhão, Palmerândia, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia e Viana.
Fundação de Pinheiro - fundada em 3 de setembro de 1956, Pinheiro é um município do Estado do Maranhão, Brasil. Localizado na microrregião da Baixada, mesorregião do Norte Maranhense, possui uma população de 78.147 habitantes, com densidade demográfica de 51,7 habitantes por km² segundo o último censo do IBGE.
Histórico - Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho. Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento. Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental. Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro.
Fonte: Biblioteca do IBGE.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.