Varas do Trabalho de São Luís começam a utilizar sistema PJe 2.0 

terça-feira, 24 de Julho de 2018 - 14:09
Redator (a)
Suely Cavalcante
Painel global do Pje 2.0

As setes Varas do Trabalho de São Luís começaram a utilizar nesta segunda-feira, 23 de julho, a versão 2.0 do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). A nova versão, também conhecida como KZ, apresenta um visual mais prático e dinâmico, tornando a navegação mais ágil, com redução do número de cliques e resposta do sistema em tempo menor. Com essa versão, o usuário tem a possibilidade de customizar a ferramenta de acordo com as suas preferências e necessidades. Além disso, o PJe 2.0 também oferece maior possibilidade de adequação do sistema para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. 
Na nova versão, é possível acessar o sistema utilizando o certificado digital ou apenas fazendo login informando usuário e senha, o que possibilita o acesso ao PJe por meio de dispositivos móveis como celular e tablet. A tela principal traz o menu completo com atalhos para as principais funcionalidades do sistema. O Pje 2.0 possibilita uma busca processual mais simples e rápida, entre outras novidades.
No TRT-MA, o projeto de implantação da versão KZ foi coordenado pela Seção de Apoio ao PJe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), "em parceria com o Setor de Infraestrutura Computacional, que não mediu esforços na implantação da estrutura nova de servidores e banco de dados", segundo Djeison Rafael Neitzke, chefe da Seção de Apoio ao PJe. Ele disse que, a princípio, estava programada a liberação das novas funcionalidades apenas para as varas piloto, 1ª e 3ª Varas do Trabalho de São Luís. Porém, após o curso de capacitação sobre o PJe 2.0 1º grau, realizado pela Escola Judicial, nos dias 4 e 5 deste mês, para diretores e assessores das varas da capital, “juízes titulares ou no exercício da titularidade das VTs da capital, entusiasmados com o novo sistema, solicitaram à Presidência do TRT, por meio de ofício conjunto, a antecipação da liberação do PJe 2.0 para todas as varas da capital, o que foi prontamente atendido pela administração”, afirmou. 
Assim, conforme determinação, a liberação do PJe 2.0 nas VTs foi efetuada progressivamente, com o acompanhamento da CTIC, na forma de operação assistida. No dia 17/07, o sistema foi liberado nas 6ª e 7ª VTs de São Luís. No dia seguinte, na 4ª Vara do Trabalho de São Luís. No dia 19/7, para a 5ª VT de São Luís. Na sexta-feira (20/7), foi liberado para a 2ª VT; e nesta segunda (23/7), o PJe 2.0 foi liberado para as 1ª e 3ª Varas do Trabalho de São Luís.
Para mais informações sobre o PJe 2.0, clique aqui e assista ao vídeo produzido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) sobre as funcionalidades do PJe 2.0.

 

57 visualizações