Vice-presidente do TRT-MA faz encerramento do Curso de Segurança Judiciária
A solenidade de encerramento do Curso de Segurança Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) foi conduzida pelo desembargador James Magno Araújo Farias, vice-presidente e corregedor do TRT-MA, e ocorreu na tarde desta sexta-feira (7), no “Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins” da Escola Judicial do Tribunal. O desembargador considerou a capacitação, que foi coordenada pela Escola Judicial, um grande momento de valorização da carreira dos Agentes de Segurança Judiciária. “A qualificação é essencial para termos um quadro muito atuante, motivado, a fim de que os agentes possam estar bastante antenados para resolver os problemas que possam surgir no dia a dia de trabalho”, observou.
Para o desembargador, treinamentos como o desenvolvido durante o curso preparam o agente de segurança para atuar com mais calma e paciência na carreira jurídica. James Magno reiterou o compromisso de manter uma agenda de qualificação e capacitação dos agentes de segurança, “para exercer a profissão e sentir orgulho de vestir essa camisa”, disse. Ele também se comprometeu a apoiar as reivindicações dos agentes para fins de aquisição de equipamentos de segurança, como por exemplo, a revitalização do sistema de vídeomonitoramento, bem como apoiar iniciativas visando à valorização do cargo de agente de segurança. Uma das medidas é apresentar ao Tribunal Pleno projeto de criação do Setor de Segurança. Atualmente, existe o Setor de Portaria e Segurança.
Henrique Couto, chefe do Setor de Portaria e Segurança do TRT-MA, agradeceu ao desembargador James Magno pelo apoio, incentivo e valorização dos agentes de segurança, e disse que a partir da profissionalização os servidores sentem-se mais motivados para o exercício de suas funções. Ele lembrou que todos os agentes foram aprovados no teste de aptidão e estão aptos para o exercício do cargo. “Vamos fazer a segurança judiciária do TRT da 16ª Região. Vamos usar com orgulho esse uniforme que estamos recebendo agora”, destacou.
Diocil Nogueira Sousa conclamou os colegas a se sentirem imbuídos no cargo de Agente de Segurança e darem sua contribuição. “É como se fosse o Estado servindo à sociedade”, comparou.
O instrutor Luciano Lopes, agente de segurança no Superior Tribunal Militar (STM), e que ministrou parte da capacitação, agradeceu ao desembargador James Magno pela perspectiva de apoio à Segurança Judiciária. Luciano salientou que o TRT-MA tem agentes como muito potencial para ser aproveitado, e afirmou que se continuar com o programa de capacitação, o Tribunal vai ser muito bem equipado em Segurança Judiciária. “É o momento de construir uma nova realidade. Meu apreço e reconhecimento pelo trabalho de Henrique, que é entusiasmado e interessado pela melhoria da carreira”, finalizou.
Sílvia Castro, secretária executiva da Escola Judicial, parabenizou os agentes e disse que a equipe da Escola anseia que eles possam ter uma carreira consolidada e bem-sucedida.
Ao final da solenidade, os agentes de segurança receberam o certificado do curso e uniformes operacionais.
Avaliação – a capacitação foi muito elogiada pelos agentes de segurança. Ismael Vieira Sousa disse que o curso foi excelente tanto pela competência dos instrutores quanto pelo conteúdo. Para ele, as aulas práticas somaram muito porque eles tiveram a oportunidade de exercitar a teoria. Segundo Walfredo Batista Lima Filho, a capacitação foi espetacular devido ao grau de profissionalismo dos instrutores. “Doravante, a porta do profissionalismo está aberta, a gente só não entra se não quiser”, enfatizou.
Já Paulo Roberto Costa, lotado no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, avaliou a capacitação como um momento histórico, haja vista que, segundo ele, foi a primeira vez que, efetivamente, foi realizado um treinamento desse porte voltado para os agentes de segurança. “Com isso identifiquei não só a motivação do grupo, mas também uma integração que até então não se via. Com a integração, a explosão de idéias e o aumento de nível de conscientização com relação à responsabilidade das atribuições do cargo”, avaliou.
Curso - o Curso de Segurança Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) foi iniciado na segunda-feira (3). Na manhã desta sexta-feira (7), Luciano Lopes aplicou o teste de aptidão física, no ginásio do Comando-Geral da Polícia Militar, para todos os agentes de segurança do Tribunal. Luciano também trabalhou o plano de segurança orgânica na parte teórica do curso. O agente de segurança da Justiça Federal do Distrito Federal-DF, Hipólito Cardoso, foi responsável pela parte inicial da capacitação. Ele abordou assuntos como a defesa pessoal e a segurança de autoridades. A atividade está prevista nas atribuições do Comitê de Segurança Judiciária do TRT-MA.
Comitê de Segurança Judiciária - O Comitê de Segurança do TRT-MA foi criado em 2012 pela então presidente, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, a partir da Resolução nº 104/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que cada Tribunal, de todos os âmbitos, promovessem ações de segurança do trabalho. Para isso, foram instituídos os Comitês de Segurança, que têm como objetivo promover ações de segurança preventiva, como elaborar o plano de proteção e assistência dos juízes em situação de risco, conhecer e decidir pedidos de proteção especial formulados por magistrados e realizar a segurança de todos os servidores do Tribunal. Atualmente, o presidente do Comitê de Segurança é o presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior.