VT de Bacabal realiza 139 acordos em três dias de audiência
segunda-feira, 16 de Novembro de 2009 - 14:48
Redator (a)
Wanda Cunha
A Vara do Trabalho de Bacabal realizou, no período de 11 a 13 deste mês, 139 acordos no valor de R$ 98.935,50. As audiências foram realizadas simultaneamente, em duas salas da Vara Trabalhista, pela juíza titular, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres e pela juíza do trabalho substituta Gabrielle Boumann. As reclamações eram contra a empresa Ativo Alimentos Ltda, por meio das quais os reclamantes pleiteavam horas extras. A pauta extraordinária de conciliação teve como objetivo reduzir o prazo para realização das audiências.
Segundo a juíza Liliana Bouéres, as audiências seriam realizadas durante três semanas consecutivas, mas com o apoio da presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias, as audiências puderam ser realizadas em três dias. “Agradeço o apoio da administração do Tribunal que gentilmente cedeu a juíza substituta Gabrielle Boumann para me ajudar nos serviços de audiências, tornando a prestação jurisdicional mais célere e eficaz. O trabalho e a dedicação da juíza e dos servidores foram decisivos para que alcançássemos a meta desejada”, observou a magistrada Liliana Bouéres.
Meta: diminuição dos prazos - A Vara do Trabalho de Bacabal passou por correição no período de 26 a 29 de outubro. Durante os trabalhos, a vice-presidente e corregedora do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Slva Araújo, observou que a juíza titular vem empreendendo esforços para a diminuição dos prazos. “No pouco tempo de titularidade na Vara, ampliou em mais de sete processos a pauta de audiência semanal, cujos reflexos deverão ser sentidos em futuro próximo”, consignou em ata, a desembargadora.
A corregedora também louvou o desempenho do juiz titular anterior, Manoel Joaquim Neto. Disse que a juíza atual vem mantendo e aperfeiçoando o nível de qualidade encontrado. A desembargadora enalteceu ainda o trabalho dos juízes substitutos no exercício da titularidade, pelo prazo mínimo constatado entre as datas de conclusão e julgamento do processo, em consonância com o prazo almejado pela Justiça do Trabalho no Maranhão.
Além da juíza Liliana Bouéres e do diretor de Secretaria, Carlos Leonardo Bonfim Deolindo, compõem o corpo funcional da VT, os analistas judiciários Raimundo Bacelar Neto e Aline Patrícia de M. G. Deolindo; Marcos Mora Silva (oficial de Justiça); José Murilo Barbosa Duete, Luiz Filipe de Araújo Ribeiro e Ana Kelline Dantas Lisboa (técnicos judiciários); Lúcia Cristina Sousa Macedo (requisitada). A VT dispõe de duas estagiárias: Lídia Nobre Sousa e Jaênia Bruna Barros Eloi.
A jurisdição da Vara do Trabalho de Bacabal alcança os municípios maranhense de Bacabal, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Arei, Coroatá, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago Verde, Matões do Norte, Marajá do Sena, Olho D’Água das Cunhas, Paulo Ramos, Pirapemas, São Mateus do Maranhão e Vitorino Freire.