VT de Presidente Dutra alcança índice de 86% de acordo na Semana da Conciliação
quinta-feira, 17 de Julho de 2008 - 16:55
Redator (a)
Valquíria Santana
Juiz Manoel Lopes Veloso Sobrinho em uma das audiências realizadas na VT de Presidente Dutra
A Vara do Trabalho de Presidente Dutra firmou acordo em 86% das audiências realizadas da Semana da Conciliação, promovida pela VT no período de 7 a 11 deste mês. Foram realizadas 125 audiências e os valores conciliados somam R$ 252 mil. A iniciativa está contemplada no Projeto Conciliar, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), com o objetivo de promover a conciliação para dar mais efetividade à prestação jurisdicional.
Foram incluídos na pauta da Semana da Conciliação 79 processos por iniciativa da Vara Trabalhista e 35 por solicitação das partes. No total, foram realizadas 125 audiências com lavratura de ata, sendo que as partes compareceram efetivamente em 93 audiências, o que representa, comparativamente ao número de acordos homologados, 86% de conciliação. Foram conciliados 20 processos na fase de execução.
O juiz titular da VT, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, destacou os resultados alcançados com a iniciativa. Segundo ele, os resultados podem ser vistos não só nas conciliações realizadas no período, mas também no interesse demonstrado pelos demais executados em apresentar proposta de acordo para pôr fim às demandas trabalhistas em que são partes.
“Isso mostra que o Movimento pela Conciliação, implementado pelo Projeto Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), favorece o processo de paz social ao fomentar a cultura do diálogo e tornar a Justiça mais efetiva e ágil”, afirmou o magistrado. O juiz também ressaltou o empenho, a dedicação e o comprometimento dos servidores da Vara Trabalhista de Presidente Dutra na realização da Semana da Conciliação, naquela VT.
A iniciativa é uma atividade do Projeto Conciliar, desenvolvido pelo TRT-MA, um braço permanente do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. O projeto é coordenado pela vice-presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias. O projeto e integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos estratégicos do plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007-2009.