Orientação para Usuário Externo no SEI
O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, é o sistema oficial para o trâmite de processos administrativos eletrônicos no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª região.
Esse manual tem como objetivo de informar os usuários externos na utilização do SEI.
Usuários que mantêm vínculo com o Tribunal, mas não estão em exercício ativo (como aposentados, pensionistas, servidores cedidos, removidos ou em exercício provisório em outro órgão), são considerados usuários externos e também pode interagir com o SEI em diversos momentos do processo administrativo.
🛠️ Exemplos práticos de uso do SEI por usuário externos:
- 📎 Anexar documentos comprobatórios de saúde
- 📄 Complementar documentação de um pedido já iniciados
- 📂 Consultar processos anteriores que tenha sido disponibilizados ao usuário externo.
- 📝 Enviar justificativas ou esclarecimentos em resposta a notificações recebidas no processo, etc...
TÓPICOS DA PÁGINA
- Como realizar um solicitação no SEI
- Como Acompanhar o Andamento do Processo.
- Sobre o Acesso ao SEI como Usuário Externo.
✅ Como realizar um solicitação no SEI
Siga as etapas abaixo para realizar a solicitação:
- Acesse a intranet do Tribunal utilizando suas credenciais (as mesmas utilizadas para acessar o SIGEP e o contracheque):
- Escolha a opção "Servidor" e , em seguida, selecione "Requerimento SEI";
- Crie um novo requerimento e preencha os campos do pedido, incluindo:
- Tipo de solicitação;
- Título;
- Detalhes ou descrição do pedido;
- Anexos (se necessário)
- Após concluir o requerimento, o sistema gerará o número SEI correspondente ao pedido e servirá para fazer o acompanhamento da solicitação.
🔎 Como Acompanhar o Andamento do Processo
Utilizando o número do processo SEI, é possível acompanhar a tramitação do pedido no SEI.
O acompanhamento pode ser efetuado por meio da Pesquisa Pública do SEI, acessível através do seguinte link:
Quando a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) receber e liberar os processos para os usuários externos no SEI, eles também serão visíveis no módulo de usuário externo.
Isso permitirá aos usuários externos ter acesso à lista de processos, consultar o andamento do processo e, se autorizado pela SGP, incluir novos documentos relacionados ao processo.
🔐 Sobre o Acesso ao SEI como Usuário Externo
Usuários externos poderão acessar o sistema SEI para a realização das seguintes atividades:
- Assinar eletronicamente documentos nos processos, de forma prática e segura;
- Anexar documentos comprobatórios de saúde, por exemplo;
- Complementação de documentação de um pedido já iniciado, entre outros.
Para realizar esse procedimento, siga os passos abaixo:
- Acesse o SEI para o usuário externo pelo link:
- Clique em "Esqueci a senha".
- Use o mesmo e-mail cadastrado no Tribunal para gerar uma nova senha.
- Com a nova senha , acesse o SEI.