Música pela Infância - Cinco Gerações - composição e interpretação Osmar do Trombone
Nesta apresentação para o projeto Música pela Infância, série realizada pela Justiça do Trabalho do Maranhão e o Clube do Choro do Maranhão, em campanha contra o trabalho infantil, o compositor e instrumentista Osmar do Trombone deixa o seu recado com a música Cinco Gerações, de sua autoria. A música retrata o aprendizado de pai para filho, no caso numa família de músicos. O Grupo Cinco Gerações é formado basicamente pela família Furtado.
O nome inspira-se em cinco gerações de músicos, todos da mesma família, num aprendizado que, de dentro de casa, ganhou os palcos. O grupo Cinco Gerações, apresenta o espetáculo "Cinco Gerações: tradição familiar do choro", que conta com a participação dos idealizadores, compositores e instrumentistas do grupo: Osmar do Trombone e Osmarzinho, no saxofone soprano e tenor, e os músicos João Morales no violão, Rodrigo Olivárez no contrabaixo acústico, e José Lázaro no pandeiro.
Tudo começou com Marcelino Fernandes Furtado (Vulgo Macico, nascido em Viana- MA), músico flautista integrante do 24 BC, que após sua baixa do exército mudou-se para Cajari afim de realizar seu sonho de formar uma banda de música denominada Balacochê, tocando choro em todos os municípios do estado do Maranhão. Como não poderia deixar de ser, ensinou música para seus filhos Cecília e Zé Furtado e também as gerações seguintes: Oswaldo, Osmar, Geraldo, Osmar Jr e seu tataraneto Mikael.
Não tardou o lançamento do primeiro CD. Baseando-se nessa enorme experiência com o choro, em 2010, Osmarzinho e seu pai Osmar do Trombone registraram composições próprias deste gênero em um disco intitulado “Cinco Gerações”, que foi gravado integralmente em Belo Horizonte, de 2011 a 2012. O disco foi lançado em março de 2013. As composições autorais da Família Furtado incluíram a participação de destacados músicos de Minas Gerais como Marcos Flávio (UFMG), Lucas Telles, Luiz Mitre (Toca de Tatú), Rodrigo Picolé (Grupo de Choro do Palácio das Artes), Abel Borges, entre outros. O Grupo Cinco Gerações, já se apresentou em São Luis (MA), no Bar Barulhinho Bom, e em Belo Horizonte MG, no grande teatro do Palácio das Artes (BH-MG), convidado pelo Grupo de Choro dessa instituição.
Em 2016, o CD teve divulgação em centros culturais, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, realizando dez (10) shows gratuitos em centros culturais da prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente, o grupo Cinco Gerações foi selecionado no projeto Patio Aberto 2018, do Centro Cultural Vale Maranhão, onde apresentará em São Luis/MA as composições autorais da Familia Furtado. Além disso, o grupo trabalha na criação de um novo repertorio para um novo CD do grupo.
A música não tem letra. É só o sopro do trombone em instrumental.