O Portal da Memória da Justiça do Trabalho do Maranhão é um dos destaques da reportagem especial do Conselho Nacional de Justiça sobre os Centros de Memória no país. Publicada no dia 11 de julho, no portal do CNJ, a reportagem trouxe um panorama sobre as principais iniciativas dos Centros de Memória em todo Brasil e que conquistaram o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2022, na categoria Especial.
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) conquistou duas premiações no I Prêmio da Memória do Poder Judiciário. O projeto Portal da Memória foi vencedor na categoria especial (ramo Justiça do Trabalho) e a Série Música pela Infância conquistou menção honrosa na categoria Difusão Cultural e Direitos Humanos.
Os trabalhos foram realizados pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão em parceria com outras unidades, sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia. Clique aqui para assistir à solenidade.
As atividades, experiências e produções científicas voltadas para a preservação e difusão dos bens culturais do Poder Judiciário serão reconhecidas pelo “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, aprovado durante a 94º Sessão do Plenário Virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encerrada na sexta-feira (8/10). Um dos objetivos da premiação é promover a conscientização quanto à necessidade de conhecimento e valorização da história, da memória e do patrimônio cultural.
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão disponibiliza, de forma virtual, um passeio virtual às instalações do ambiente físico onde estão guardados documentos e bens móveis que contam a história da Justiça do Trabalho no Maranhão. Na prática, é o Museu Virtual da Justiça do Trabalho do Maranhão, previsto na Resolução 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça. Clique aqui para ver o vídeo.
A Série Música pela Infância foi classificada entre as finalistas do Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Realizada no ano de 2020, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, numa parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão) e o Clube do Choro do Maranhão, a série contou com a participação de instrumentistas e compositores maranhenses que cantaram e tocaram os direitos das crianças e adolescentes . Ainda neste mês de agosto deve ser divulgada a lista dos vencedores.
A história da Justiça do Trabalho no Maranhão começa com a própria história da Justiça do Trabalho no país, criada em 1º de maio de 1939 e, após dois anos, instalada pelo presidente Getúlio Vargas. No Maranhão, a primeira e, na época, Única Junta de Conciliação e Julgamento de São Luís foi instalada em 1º de maio de 1941, vinculada à 7ª Região, que abrangia os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão lança a série Nossa Memória, Nossa História, como parte das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho e das ações do Dia Nacional da Memória.
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão), por meio do Centro de Memória e Cultura e do Setor de Comunicação Social, lança hoje em comemoração ao Dia Nacional da Memória, 10 de maio, o Portal da Memória da Justiça do Trabalho do Maranhão. O portal segue as diretrizes da Resolução 324 do CNJ e do Manual de Gestão da Memória. Além do Portal, também será publicada a série Nossa Memória, Nossa História.