Música pela Infância - Vento Vadio - composição e interpretação Joazinho Ribeiro
Joãozinho Ribeiro interpreta composição de sua autoria Vento Vadio pela série Música pela Infância, edição especial do projeto TRT Cantos e Encantos, realizado pela Justiça do Trabalho do Maranhão em parceria com o Clube do Choro do Maranhão para fazer uma reflexão por meio da música sobre o trabalho infantil.
A série foi ao ar no dia 12 de junho de 2020 por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, sendo realizada pela Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-MA, Centro de Memória e Cultura e Setor de Comunicação Social. Ganha a assinatura da produção de Edvânia Kátia e direção musical de Paulo Trabulsi.
Em 2013, Joãosinho Ribeiro participou do projeto no show Justiça de Paz e Pão com a música Milhões de Uns, também de sua autoria. O disco histórico, autoral e o primeiro da carreira do artista, foi gravado ao vivo no Teatro Arthur Azevedo, em novembro de 2012, no show que contou com a participação especial de Zeca Baleiro, Chico César e vários cantores maranhenses. “Com a sua (vasta) obra nunca dantes registrada em toda a sua magnitude e esplendor”, destaca Zeca Baleiro. São canções escolhidas de um balaio fértil de cerca de duas centenas de composições, acumuladas em mais de 30 anos de poesia, boemia e hiperatividade cultural.
Vamos à letra da música:
Crianças correndo alegre
Atrás do vendo vadio
São notas entregues
À música de um ingênuo assobio
Quem sabe estão preparando
Os frutos do amanhã
Mais doces que o de agora
Pra que a esperança não seja vã
Não seja
Correm, pintam, bordam
Cores, corações
Lindas, leves, livres
Navegam nas canções
Navegam nas canções
Meu barquinho na sarjeta
Passa-passa gavião
Deixem em paz a borboleta
E a pirueta do peão
Liberdade para o vôo
Para as asas da canção
Para o verde
Para os sonhos, para os sonhos
Das crianças
Desse chão