12ª SFM: magistrados recebem treinamento de segurança e autodefesa no quartel do Exército
O 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24BIS) foi o anfitrião, na manhã da última segunda-feira (14/10), da abertura da 12ª Semana de Formação de Magistrados (SFM), promovida pela Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). O 24BIS foi o local escolhido para a realização das atividades nos três primeiros dias da capacitação denominada “Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades”, visando ao aperfeiçoamento dos desembargadores e dos juízes da primeira instância trabalhista. A 12ª SFM acontece no período de 14 a 17 de outubro.
A abertura do evento foi realizada no Auditório do 24BIS e conduzida pelo major Magalhães, que anunciou a entrada do comandante do 24º Batalhão de Infantaria e Selva - Batalhão Barão de Caxias, Luciano Freitas de Sousa Filho, acompanhado da diretora da Escola Judicial do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, e de outros oficiais do Exército. Em seguida, foi feita a apresentação da equipe de instrutores comandada pelo capitão Joaquim Vale, de um vídeo institucional do Exército maranhense, da concepção do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades e das instruções acerca da programação das atividades de que os magistrados participariam, sob o comando dos instrutores.
A desembargadora Márcia Andrea deu as boas-vindas aos magistrados e agradeceu aos participantes e aos oficiais do 24BIS, que se dedicaram com afinco na realização do evento que vinha sendo organizado desde o início do ano. “Ao longo dos últimos anos, muitos foram os pedidos e sugestões recebidos dos magistrados por parte desta Escola, no sentido de que promovêssemos um curso completo sobre segurança, autodefesa e tudo mais que envolve o desenvolvimento de técnicas e habilidades que sejam suficientes para enfrentar situações de risco. Isto porque a atividade do juiz é uma atividade de risco e, portanto, a nossa segurança é inerente às nossas prerrogativas, em função da atuação jurisdicional. Diante disso, entendemos que esses treinamentos são muito importantes para que o magistrado, utilizando os conhecimentos adquiridos, possa tomar a melhor decisão perante uma ameaça ou perigo, para garantir a sua segurança e também a de sua família”, afirmou a magistrada.
A diretora da EJud16 ainda ressaltou que as habilidades desenvolvidas ao longo do treinamento servirão não só para a segurança institucional dos juízes, “mas também para o nosso dia a dia como cidadãos comuns nas situações de insegurança”.
Após a abertura, foi iniciada a parte prática com o treinamento sobre “Sobrevivência na Selva”, em área de mata fechada, nas dependências do quartel, que perdurou até o final da tarde.
No dia seguinte (15/10), foram realizados treinamentos, oficinas e palestras sobre segurança virtual, informação e proteção da informação, primeiros socorros, técnicas de combate a incêndio em ambiente confinado e segurança pessoal, dentre outros temas relacionados.
Formatura
Os treinamentos da 12ª SFM continuaram ontem (16/10) nas dependências do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, durante o turno matutino. O quartel do Exército está localizado na Avenida São Marçal, s/nº, no bairro João Paulo, em São Luís.
Às 16h, ainda no quartel, foi realizada a formatura militar de encerramento do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades. A formatura contou com a entrega dos certificados de conclusão do treinamento, feita pelos oficiais do Exército aos magistrados participantes, apresentação da banda de música do 24BIS, discursos da desembargadora Márcia Andrea e do comandante Sousa Filho, homenagem da Escola Judicial aos oficiais que ministraram o treinamento, desfile dos pelotões militares de São Luís e do Tiro de Guerra de Codó, e coquetel de encerramento.
Em sua fala, a diretora da EJud16 agradeceu a acolhida e os ensinamentos adquiridos na capacitação: “Só temos a agradecer ao comandante e toda a sua equipe por toda a qualidade de ensinamentos que tivemos aqui no 24BIS. Foi perceptível para todos nós, magistrados, o cuidado e o carinho de cada um de vocês em cada atividade, em cada instrução. Saímos daqui hoje bem mais preparados para cuidar da nossa segurança, graças ao que aprendemos com os senhores”.
“Nestes três dias de convivência harmoniosa que tivemos, pude constatar a grande oportunidade que nos foi dada de estar com um público diferente, que nos faz renovar, de forma a entregar um conteúdo que possa ser de grande proveito. Nós também agradecemos muito a todos os magistrados participantes deste treinamento por esta rica experiência e nos colocamos à disposição para futuras parcerias que venham a acrescentar na vida dos senhores”, afirmou o comandante Sousa Filho na solenidade.
O juiz Paulo Fernando Silva Santos Júnior, coordenador da Escola Judicial, também agradeceu toda a dedicação do 24BIS durante a organização e a realização do treinamento: “Saímos daqui hoje cientes da grandeza desta instituição militar, que nos acolheu com toda a atenção e nos permitiu conhecer a fundo valores tão importantes como a disciplina, suas rotinas e a qualidade dos ensinamentos que recebemos. E, em uma singela homenagem, queremos demonstrar o nosso reconhecimento”, disse, solicitando aos oficiais instrutores e ao comandante que se perfilassem, a fim de receberem lembranças entregues pelos magistrados.
Seminário de encerramento
A programação da 12ª Semana de Formação de Magistrados está sendo encerrada na manhã desta quinta-feira (17/10), com o “Seminário Comemorativo aos 100 anos da OIT e 10 anos da Escola Judicial do TRT 16 - 100 anos da OIT: Garantismo Judiciário e Realidade do Trabalho no Brasil”. O Seminário acontece das 9h às 13h, no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT. A abertura do evento foi feita pelo governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, e tem como palestrantes os desembargadores Carlos Roberto Husek (TRT2-SP) e James Magno Araújo Farias (TRT16-MA).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (98)2109-9390 e 2109-9430.
Clique AQUI para ver as fotos do álbum da 12ª SFM.