1ª edição da Campanha de doação e troca de livros do TRT-MA encerra com saldo positivo

sexta-feira, 22 de Março de 2019 - 13:42
Bibliotecária Clenise e o historiador Marcos receberam parte dos livros arrecadados na campanha
Terceirizados e estagiárias doaram e retiraram livros no Bibliotroca

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) abraçou a causa da “Bibliotroca”, campanha interna que teve como objetivo incentivar a troca de livros usados, didáticos e paradidáticos, entre magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.  Realizada pela primeira vez neste ano de 2019, a campanha fez sucesso. 
Maria Lídia Borges de Sousa, lotada na Seção de Aquisições Públicas, unidade vinculada à Secretaria de Administração, sugeriu a realização da   campanha à presidenta deste Regional, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro que, de imediato, reconheceu a relevância da causa e acatou a sugestão. "Os livros são ferramentas na promoção da cultura e educação", comentou. A secretária de Administração, Sílvia Maria Pontes de Castro, apoiou a causa e acompanhou a implantação da campanha, que contou com pontos de coletas no prédio-sede do TRT e no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís.
A Bibliotroca teve início no mês de janeiro e encerrou em março. No período, voluntários doaram os exemplares, e também puderam retirar livros de seus interesses. Com o saldo positivo da arrecadação de livros que não foram trocados, no último dia 14/03, 8 caixas de livros foram doadas para a Biblioteca Municipal José Sarney, localizada na Rua do Correio, 363-593, Bairro de Fátima, em São Luís. A bibliotecária Clenise Mesquita e o historiador Marcos Costa receberam os exemplares e ainda restaram livros para o acervo da biblioteca institucional do TRT16, e outra parte que ficará à disposição da comunidade.
Coordenada pela Seção de Biblioteca e Gestão Documental do Tribunal, a Bibliotroca além de ter beneficiado o público interno do TRT, que economizou ao deixar de comprar livros novos, teve seu viés social e ambiental, pois promoveu a redução de consumo pela reutilização dos exemplares e incentivou a atitude colaborativa. O sucesso deste projeto se deu da união entre todos os voluntários que doaram os livros e dos servidores da Seção de Biblioteca, Coordenadoria de Serviços Gerais, que agilizaram os trâmites para a realização da campanha, bem como da Seção de Comunicação Social e do Setor Gráfico, pela divulgação e material publicitário. A secretária Silvia Castro parabenizou e agradeceu a todos que colaboraram para a realização da campanha. "Muito obrigada a todos aqueles que se empenharam para a ação acontecer sem medir esforços".
Redação:Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

8 visualizações