Aberta a Semana de Saúde 2014 do TRT-MA
“Não se pode obter um trabalho eficiente sem um servidor saudável”, observou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, durante a abertura da Semana Interna para Promoção da Saúde Ocupacional e Prevenção de Acidentes do TRT 16ª Região (Semana de Saúde – 2014). A Semana teve início nesta segunda-feira (01/12), no Foro Astolfo Serra (FAS), com duas palestras sobre o Programa (PCMSO) do TRT e Acidente de Trabalho, apresentadas pelo servidor e médico coordenador do PCMSO Ércio Murilo; e a fixação de um quiosque de verificação de pressão arterial, com distribuição de preservativos (feminino e masculino) e informativos sobre saúde.
Na abertura, o desembargador presidente observou que o objetivo da semana é conscientizar magistrados e servidores do cuidado e da necessidade de que cada um deve ter com sua própria saúde. Também falou sobre acidentes de trabalho. “Precisamos dar atenção especial aos acidentes ocorridos no ambiente de trabalho para diminuir o número de acidentes”, frisou. O presidente informou que, neste ano, o Tribunal ainda vai promover dois eventos relacionados ao Trabalho Seguro: o primeiro, no dia 05 deste mês, na Vara do Trabalho de Açailândia; e o segundo, no dia 12, em São Luís, dando ênfase ao trabalho rural no Maranhão. Parabenizou a equipe do Tribunal que está coordenando o evento. “Espero que a semana seja proveitosa e que magistrados e servidores possam ter mais qualidade de vida”, concluiu.
Em seguida, o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís e um dos gestores regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Programa Trabalho Seguro, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, lembrou que a Semana de Saúde é voltada para o público interno, mas que vem sendo desenvolvida há dois anos a campanha para o público externo, de forma a conscientizar a população sobre os riscos de acidentes de trabalho. O magistrado informou que, no Brasil, anualmente morrem mais de três mil pessoas vítimas de acidentes no trabalho. Manoel Veloso comparou esses dados com a quantidade de pessoas que morreram por ocasião do atentado terrorista que repercutiu em todo o mundo contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial World Trade Center, em Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001, quando morreram cerca de três mil pessoas. Disse que esses dados não incluem os acidentes de servidores e domésticos, por exemplo, o que significa dizer que os dados são muito mais alarmantes. Também teceu comentários sobre as campanhas externas, principalmente as do Tribunal Superior do Trabalho (TST), as quais servem para esclarecer sobre os riscos do acidente no trabalho e disseminar a prevenção. Observou que, neste ano, a campanha nacional traz como tema o trabalho rural que, no Regional, vem sendo desenvolvido com a ajuda do Serviço de Saúde. Ao final, o juiz desejou sucesso ao evento, no sentido de que a iniciativa possa reduzir os acidentes no trabalho e, principalmente, tornar mais eficiente e mais eficaz o trabalho de cada um. “Não adianta a gente cuidar do público externo, se a gente não cuida também da gente”, finalizou Veloso.
“Quem não tem temo de cuidar de sua saúde, vai ter tempo para cuidar de sua doença”, adágio popular com o qual o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Ciro Ibiapina Cardoso, começou a discorrer sobre a importância da Semana de Saúde para os servidores e magistrados. Disse que as pessoas devem manter-se informadas acerca de sua própria saúde e que cada magistrado e cada servidor deve procurar o Serviço de Saúde não apenas quando dele necessita na hora da doença, mas, e principalmente, para a prevenção, como se cada um, ainda que não fosse lotado naquele setor, fosse um divulgador das campanhas, levando sempre adiante as informações relativas à saúde, compartilhando-as com as outras pessoas. “Se cada um levar alguém a participar de uma campanha será muito importante”, disse Ibiapina.
Em seguida, o médico e servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Ércio Murilo Cutrim, proferiu duas palestras de abertura da programação da Semana de Saúde 2014, promovida pela Seção de Saúde como uma das ações da Campanha Trabalho Seguro 2014. Na primeira, apresentou dados relativos à implantação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), implantado em 2013 no órgão trabalhista. Na segunda, falou sobre o Trabalho Seguro, chamando a atenção para o fato de os acidentes de trabalho ainda serem um importante problema de saúde pública no Brasil.
Em seguida, a equipe de enfermagem do Serviço de Saúde fez a aferição da pressão de todos os presentes. A Semana de Saúde iniciada nesta segunda-feira (1º) vai se estender até 5 de dezembro e tem como objetivo promover a saúde ocupacional para magistrados e servidores da instituição, assim como a prevenção de acidentes de trabalho. O evento é uma das ações da Campanha Trabalho Seguro 2014. Confira a programação completa da Semana aqui!