Abertura do Ano Judiciário: Presidente do TRT-MA apresenta projeto de governança para o Biênio 2018-2019

segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018 - 14:45
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargadora Solange de Castro Cordeiro, presidente do TRT-MA, faz a abertura oficial do Ano Judiciário 2018.
Magistrados, servidores e autoridades prestigiam o evento.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, realizou, na manhã da última sexta-feira (12/1), a abertura oficial do Ano Judiciário 2018 da Justiça do Trabalho no Maranhão. A solenidade aconteceu no Auditório Ari Rocha, localizado no prédio-sede do Tribunal, no bairro da Areinha, na Capital maranhense. Na ocasião, a presidente apresentou os principais projetos do plano de ação que sua administração implantará ao longo do Biênio 2018-2019, defendendo uma gestão compartilhada, com a participação de magistrados e servidores.
Entre os principais pontos do plano de ação, a desembargadora Solange de Castro Cordeiro destacou a recuperação da infraestrutura do prédio-sede e das Varas do Trabalho que necessitarem de atenção; e a valorização dos servidores, com o resgate de algumas atividades implementadas em gestões anteriores, mas também com inovações, como a realização de eventos esportivos e campanhas de solidariedade, motivacionais e que revelem talentos, dentre outras iniciativas.
A agilização dos atos administrativos, envolvendo procedimentos e prazos, e a instituição de equipe de articulação política para atuar no âmbito dos Governos Federal, Estadual e Municipal, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em busca de recursos financeiros e da criação de cargos e funções comissionadas, são ações também previstas no plano de ação da presidente.
A desembargadora Solange de Castro Cordeiro ainda relacionou, entre suas prioridades,  a eficiência dos atos judiciais por meio da realização de mutirões de sessões, novas rotinas de trabalho para a redução de prazos, empenho no cumprimento de metas, implantação da conciliação virtual e do setor pré-processual, dentre outras providências, visando à otimização dos recursos tecnológicos e humanos. Para tanto, a gestão de pessoas terá papel fundamental na identificação das necessidades de capacitação, qualificação e auxílio ao quadro funcional da 16ª Região. 
"Nossos projetos são possíveis porque são reais, deles somos merecedores e trabalharemos obstinadamente por cada um", afirmou, otimista, a presidente do TRT-MA, concluindo: "O otimismo é contagiante, é uma força motriz transformadora, que imprime movimento rumo à realização até mesmo de sonhos e tenho certeza que, aliado ao amor que doamos todos os dias ao nosso trabalho e à cooperação mútua, construiremos juntos uma melhor e maior 16ª Região para a sociedade e para todos nós que a servimos".
Em seguida, o diretor-geral do TRT-MA, Celson de Jesus Moreira Costa, pronunciou-se em nome dos servidores, lembrando que este ano começa diferente, em função de as primeiras medidas administrativas da nova gestão já demonstrarem um futuro institucional promissor, em especial aos servidores que, assim como ele, esperam ser reconhecidos pelo mérito curricular e dedicação funcional. "Isso muito nos honra e nos traz esperança para um futuro que já sinaliza otimismo. Somos 572 servidores. Número insuficiente para atender todas as demandas dos nossos jurisdicionados, mas tenho certeza que o esforço conjugado de todos e o trabalho em equipe constituirão o pilar para mantermos o cumprimento dos nossos deveres funcionais na prestação jurisdicional e irmos além das expectativas", afirmou o servidor.
Logo após, o professor doutor Dante Marcello Claramonte Gallian proferiu a palestra "Ética no Trabalho", discorrendo sobre a proliferação das palavras, o Tratado da Ética, do filósofo Aristóteles, compliance, equívocos antropológicos, memória e esquecimento, entre outros aspectos.
Ao final do evento, com a finalidade de promover a responsabilidade ambiental, a desembargadora Solange de Castro Cordeiro fez o plantio simbólico de uma muda de sapotizeiro na portaria de acesso à garagem dos magistrados, no prédio-sede do Tribunal. O ato simbólico marcou o lançamento da primeira campanha da Gestão 2018-2019, com o tema "Doe uma semente para a Mãe Natureza! Salve vidas plantando vida nos canteiros da 16ª Região". Acompanharam a presidente no ato simbólico de plantio das mudas a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, diretora da Escola Judicial do TRT-MA, e o servidor Celson Costa, diretor-geral da 16ª Região.
Prestigiaram a abertura do Ano Judiciário 2018 do TRT-MA os desembargadores Américo Bedê Freire (vice-presidente e corregedor), Ilka Esdra Silva Araújo (vice-diretora da Escola Judicial) e Luiz Cosmo da Silva Júnior, juízes das Varas do Trabalho da Capital e do interior, servidores, estagiários e terceirizados do Regional, além de autoridades do cenário jurídico local, dentre as quais, Luciano Aragão Santos (procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão-MPT/MA), Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes (presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região-AMATRA XVI) e Thiago Diaz (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Maranhão-OAB/MA).

 

6 visualizações