Advogados participam de mesa-redonda sobre conciliação
quinta-feira, 22 de Novembro de 2007 - 13:50
Redator (a)
Valquíria Santana
Em preparação para a Semana Nacional de Conciliação, a Comissão Permanente de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) realiza, nesta sexta-feira (23), mesa-redonda com advogados. O evento será às 15h, no auditório do Tribunal (Areinha), e será aberto também a estudantes de Direito, representantes de entidades sindicais e à comunidade. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação do órgão ou no local do evento.
A Semana de Conciliação vai ocorrer de 03 a 07 de dezembro no TRT e nas Varas Trabalhistas de São Luís e do interior do estado. As partes, com ações tramitando na Justiça do Trabalho no Maranhão, que tiverem interesse em fazer acordo e encerrar o litígio, podem solicitar a inclusão de seus processos na pauta de audiências desse período. As solicitações devem ser feitas pelo site www.trt16.gov.br ou diretamente nas secretarias das Varas.
Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de todo o país, a Semana Nacional de Conciliação conta com o apoio da OAB e de entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras organizações. O objetivo é realizar em todo o país, durante uma semana, 200 mil audiências de conciliação, dando solução imediata aos conflitos. No ano passado, em um dia de mutirão, foram realizadas mais de 80 mil audiências.
Mais Justiça - As atividades da Semana Nacional na JT-MA estão contempladas no Projeto Conciliar que integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão do TRT-MA para o biênio 2007-2009. O projeto é coordenado pela Comissão Permanente que é presidida pela vice-presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva.
A desembargadora explicou que o Programa Mais Justiça reúne todos os projetos e ações voltados para a melhoria da prestação jurisdicional na JT-MA. “O Projeto Conciliar está em perfeita sintonia com este objetivo, pois, visa, com o aumento do índice de conciliação, diminuir substancialmente o tempo de duração da lide, viabilizando a solução do conflito por intermédio de um procedimento mais célere e simplificado, reduzindo, assim, também o volume de processos”, enfatizou a corregedora.