Alunos da Cia Petro participam de mais uma visita orientada pelo Projeto Justiça de Portas Abertas

quarta-feira, 21 de Agosto de 2013 - 13:29
Juiz Carlos Gustavo recebe os alunos na sala de audiências da 3ª VT.
Cecílio Lobo acompanha os visitantes.

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc) recepcionou, nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), quarenta alunos do curso profissionalizante Gestão Empresarial do Centro de Formação Profissional Cia Petro. Os alunos visitaram as exposições "CLT e Direitos Sociais" e a "Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT". Em seguida, o diretor do Foro Astolfo Serra e titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, juiz Paulo Mont'Alverne Frota, ministrou palestra sobre os direitos trabalhistas, e o juiz do trabalho Carlos Gustavo Brito de Castro acompanhou a visita orientada à sala de audiência da 3ª Vara do Trabalho de São Luís. 

A atividade integra as ações do projeto Justiça de Portas Abertas, do planejamento estratégico do TRT-MA, que consiste na realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra. O projeto tem como patrocinador o juiz Paulo Mont'Alverne e está sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia, chefe do Cemoc. Segundo ele, é importante que a Justiça do Trabalho busque orientar a comunidade sobre seus direitos e deveres. “Nosso objetivo é oferecer uma visita guiada e uma palestra para que as pessoas possam compreender melhor as relações de trabalho. Assim, estaremos contribuindo para ampliar o grau de informação sobre o mundo do trabalho”, afirmou.

A visita foi acompanhada pelo professor Raimundo Frazão. É a segunda vez que os alunos da Cia Petro visitam o TRT. O professor elogiou a iniciativa do TRT e do Centro de Memória de realizar este tipo de atividade com a comunidade e disse que os alunos, ao final da atividade, conseguem vivenciar aquilo que é repassado na sala de aula. Raimundo Frazão também elogiou o resgate histórico e a retrospectiva da CLT, bem como ressaltou a importância da palestra com um juiz do Trabalho.

O servidor do Cemoc, Cecílio Lobo Mendes, coordenou a visita. Segundo ele, o Cemoc tem buscado oferecer à comunidade serviços de orientação em parceria com a Diretoria do Foro Astolfo Serra. “É um trabalho que visa mostrar à comunidade a missão, a visão e os valores da nossa instituição, além de orientar sobre os direitos trabalhistas”, explicou.

Exposições – Atualmente, encontram-se em exposição no Foro Astolfo Serra, a "Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT", que está sendo realizada em todo o país pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, no Maranhão, está sob a coordenação do Cemoc-TRT. A mostra é composta por painéis, medalha e selo comemorativos dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental do TST. Também se encontra à disposição da comunidade a exposição "CLT e Direitos Sociais". As exposições podem ser visitadas e, caso o interessado deseje uma visita orientada, basta entrar em contato com o Cemoc. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2109.9501 ou pelo e-mail memoria@trt16.jus.br .

 

3 visualizações