Alunos da UEB São Sebastião recebem Projeto Sorriso Legal
sexta-feira, 27 de Junho de 2008 - 10:09
Teresa Gondim orienta os estudantes sobre saúde bucal
As crianças ganharam kits e aprenderam a escovar corretamente os dentes
Trezentos e noventa e dois alunos. Este foi número de estudantes, com idade entre 6 e 12 anos, atendidos pelo Projeto Sorriso Legal, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), na quinta-feira (26), na Unidade de Educação Básica São Sebastião, localizada no Bairro de Fátima. As crianças aprenderam sobre higiene bucal, técnicas de conservação dos dentes, receberam aplicação de flúor e ganharam kits (creme, escova e fio dentais).
Desde a implantação do projeto, no ano passado, até agora o TRT já atendeu mais de 1700 crianças, pais de alunos e professores, com palestra sobre saúde bucal, além da aplicação de flúor e distribuição de kits aos estudantes de escolas da Areinha e Bairro de Fátima, comunidades próximas à sede do Tribunal.
As atividades são ministradas pela odontóloga responsável pelo projeto, Teresa Cristina Gondim. “Muitas dessas crianças não têm contato com um dentista e o projeto disponibiliza orientação sobre a saúde bucal”, explicou a dentista.
Os professores da UEB São Sebastião elogiaram a iniciativa do TRT. “Projetos desse porte são muito importantes, pois esclarecem as dúvidas das crianças e as orientam para cuidar dos dentes. Por isso, é muito válido e está sendo bem desenvolvido”, disse a diretora da escola, Liana Teresa.
A professora Telma Ferreira Ribeiro também destacou a preocupação do TRT em desenvolver ações de responsabilidade junto à comunidade. “O Tribunal está de parabéns. É muito importante que haja iniciativas desse tipo em comunidades carentes. Espero a continuação do projeto porque é fundamental para nossos alunos”, afirma.
Para a professora Gorete Guterres Barbosa, a importância do Projeto Sorriso Legal está em conscientizar as crianças desde cedo para prevenir doenças. “Elas estão sendo conscientizadas para evitar problemas bucais mais tarde. E o melhor: as crianças aceitam, tranqüilamente, o trabalho feito pelo TRT”, enfatiza a educadora.
O Projeto Sorriso Legal integra o Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos do plano de gestão do TRT para o biênio 2007/2009. A próxima visita da equipe do projeto às escolas correrá apenas em agosto, após o período de férias escolares da rede municipal de São Luís.
Redação: Paulo de Tarso Jr – estagiário de Jornalismo
Jornalista Responsável: Valquíria Santana