Alunos de São José do Ribamar recebem visita do TRT na Escola
A Comissão do Programa TRT na Escola, que tem como presidente o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, está executando mais uma etapa do Programa. Desta vez, a Escola Municipal Gonçalves Dias foi visitada, nesta terça-feira (11/10), pela juíza da 3ª Vara do Trabalho de São Luís Angelina Moreira de Sousa Costa (coordenadora), pela servidora Anícia de Jesus Ewerton (supervisora/secretária) e pela arquiteta Nikole Melo de Mendonça (integrante da Comissão de Acessibilidade). Foram ministradas palestras sobre o combate ao trabalho infantil e sobre acessibilidade, além do acompanhamento das atividades dos alunos e um tira-dúvidas a respeito do tema.
No total, a escola de ensino fundamental Gonçalves Dias, situada em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, possui 287 alunos do Infantil ao 9º ano. As crianças do Infantil assistiram a vídeos e aprenderam, através de atividades com as professoras, as primeiras noções contra a exploração do trabalho infantil. Já os alunos do 5º ao 9º ano fizeram jograis, peça com fantoches e recitaram poesias que homenagearam a cidade e também combatem o labor de menores.
A juíza Angelina se entusiasmou com os trabalhos dos alunos e sugeriu que eles tenham maior visibilidade. “O jogral deve ser replicado em sala de aula”, disse. Ela ainda respondeu a perguntas formuladas pela plateia, como a Aprendizagem, o Trabalho Doméstico e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela ainda destacou o bom nível dos questionamentos, que demonstrou que os alunos estão atentos à legislação trabalhista.
Já a arquiteta Nikole Melo proferiu uma palestra sobre desenho universal e acessibilidade. Foram exibidas, ainda, imagens que reforçaram a importância do tema. Ela interagiu com os alunos e explicou a necessidade de adaptar as construções às diversas compleições físicas das pessoas, para que estas tenham resguardado seu direito de ir e vir.
TRT na Escola/TJC – Programa desenvolvido desde 2012 pela Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância. Neste ano, foram selecionadas nove escolas. A composição da Comissão do Programa TRT na Escola consta da Portaria do Gabinete da Presidência nº 237/2016.