Alunos do TRT na Escola participam de Seminário sobre Trabalho Infantil
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o trabalho infantil, estudantes do Programa TRT na Escola participaram do Seminário Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, nos dias 12 e 13, no Rio Poty Hotel. Os alunos são das Escolas Paulo Freire e SESI–Ana Adelaide Bello, e foram acompanhados pela gestora do Programa, Anícia Ewerton.
O TRT na Escola trabalha com diversos assuntos, mas o Seminário trouxe maior especificidade à questão do trabalho infantil. Com o tema “Os impactos do trabalho precoce no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, isso é da nossa conta!”, o Seminário buscou conscientizar e debater sobre o trabalho precoce de crianças e adolescentes e os riscos que elas correm, além dos direitos da criança e do adolescente.
O Seminário contou com palestras, mesas redondas, painéis e espaços de debate. “Atividades dessa natureza contribuem para que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito do assunto, consolida informações e ajuda a formar censo crítico”, considerou Anícia Ewerton.
A atividade contou com a participação de dez alunos e coordenadores das escolas, e contribuiu para as discussões já desenvolvidas nas escolas por meio das visitas do Programa TRT na Escola.
Campanha “É da nossa conta!” - A campanha nacional “É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido” é realizada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio da Rede ANDI Brasil. A ideia é organizar diversas atividades em todo o país, debatendo e conscientizando comunidade e profissionais sobre o trabalho infantil e seus riscos às crianças do país.
TRT na Escola – com o slogan “Educar é promover cidadania”, o Programa tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPMA) e Faculdade Santa Teresinha (CEST). O TRT na Escola alinha-se aos temas Acesso à Justiça, Política Institucional e Responsabilidade Social, contemplados no planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA).
Redação: Ana Paula Coelho (estagiária de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.