Apresentação de bumba-meu-boi encerra as semanas de conciliação e da execução do TRT-MA

sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011 - 15:56
Redator (a)
Valquíria Santana
Desembargadores Ilka Esdra (e), Luiz Cosmo e Márcia Andrea Farias
Boi Novilho Branco encantou o público com seu brilho, toadas e danças

A Justiça do Trabalho do Maranhão encerrou as semanas nacionais de Conciliação e da Execução Trabalhista, nesta sexta-feira (02), com o tradicional bumba-meu-boi, uma das principais manifestações folclóricas do estado e que reúne multidões durante os festejos juninos na capital. O Boi Novilho Branco, sotaque de orquestra, encantou com seu brilho, toadas e danças, as pessoas que estiveram no Fórum Astolfo Serra para as audiências hoje de manhã.

A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, destacou, durante a solenidade de encerramento, no Fórum Astolfo Serra, que este ano a Semana Nacional de Conciliação contou com a iniciativa inédita da Semana Nacional da Execução Trabalhista, organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o objetivo de fomentar medidas conjuntas para acelerar a resolução de conflitos judiciais, por meio da pacificação e a conclusão de processos e execuções.

“Sabemos que o acordo é o resultado mais eficiente e rápido para a solução do processo”, afirmou a presidente do TRT-MA. A desembargadora destacou que a Justiça do Trabalho enfatiza muito a conciliação na execução para tornar mais efetiva a prestação jurisdicional. “As pessoas já vêm para a semana de conciliação com a predisposição de fazer acordo”, acrescentou.  Ela também falou sobre o cadastro de devedores no Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT) para expedição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que estará disponível ao público a partir de 04 de janeiro de 2012. As empresas com débitos não poderão, por exemplo, participar de licitações dos órgãos públicos.   

Participaram da solenidade de encerramento também a vice-presidente e corregedora do TRT-MA, Ilka Esdra Araújo; o ouvidor do tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; juízes, servidores, advogados e jurisdicionados.

Cultura popular – quem assistiu à apresentação do bumba-boi Novilho Branco, no último dia das semanas de Conciliação e da Execução, elogiou a iniciativa do TRT de encerrar os cinco dias de mutirões com uma das mais expressivas manifestações folclóricas do estado. “Foi uma linda festa. E nada melhor para fecharmos as atividades do que o bumba-meu-boi, que é uma tradição no Maranhão”, disse ao advogado  Walber Lima.

“Uma excelente iniciativa, pois além da beleza da apresentação do boi Novilho Branco, foi uma forma de prestigiar a cultura maranhense”, opinou o juiz do trabalho substituto, Fernando Luiz Duarte Barboza, paraibano que veio para São Luís há mais de dois anos.          
           

Fotos: Francisco Rodrigues

5 visualizações