Assessores das Escolas Judiciais recebem orientações sobre endomarketing durante reunião do CONEMATRA 

quarta-feira, 22 de Março de 2017 - 11:58
Redator (a)
Rosemary Araujo
Professora Éllida Guedes ministra palestra no CONEMATRA.
Assessores assistem à palestra sobre Endomarketing.

Na tarde da última quinta-feira (16/3), os servidores assessores pedagógicos das Escolas Judiciais (EJUDs) dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) também se reuniram por ocasião da 52ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), sediada pela EJUD16 do TRT-MA, no Hotel Luzeiros, em São Luís. Eles assistiram à palestra "Endomarketing nas Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho" ministrada pela Professora Éllida Neiva Guedes, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra-Portugal. 
Éllida Guedes apresentou conceitos básicos de endomarketing na perspectiva da realização de ações que contribuam para o fortalecimento das iniciativas das Escolas Judiciais, no intuito de que os participantes compreendessem como se dá o processo de endomaketing em uma organização. Além disso, a palestrante abordou o composto do endomarketing no Poder Judiciário-Justiça Trabalhista, com ênfase no ambiente organizacional, no cliente interno e na comunicação interna como ferramentas necessárias à construção de sentido para as ações organizacionais. Ela finalizou com uma oficina, onde houve uma troca de experiências dos assessores, com o objetivo de alinhar as próximas ações aos conhecimentos recém-adquiridos, numa visão e abordagem práticas para o dia a dia das EJUDs.
“Durante a palestra/oficina, a partir das situações funcionais e institucionais colocadas pelo grupo de participantes, pude confirmar a importância dos processos de endomarketing, articulados à comunicação interna, nas instituições públicas, na perspectiva de promover o entendimento do ambiente interno e das necessidades dos servidores, para alinhá-los aos objetivos pretendidos pelos Tribunais”, constatou a professora, explicando que a pesquisa e o diagnóstico da situação são os passos iniciais para a identificação das motivações ou causas da desmotivação, para que se construa sentido para as ações realizadas ou a realizar e, além disso, estimulem-se a satisfação e o comprometimento dos servidores, objetivos do endomarketing. “O comprometimento do servidor é refletido na qualidade dos serviços prestados, tanto no âmbito interno como no externo”, finalizou.
Os participantes trocaram informações e impressões regionais com a palestrante e ficaram satisfeitos com a abordagem de tema tão relevante aos seus conhecimentos e prática diária na elaboração de iniciativas que ampliarão a atuação das EJUDs.

 

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