Assessoria de Comunicação do TRT-MA participa do Techday2 promovido pela UFMA
Servidoras e estagiárias da Seção de Comunicação do TRT-MA estiveram presentes no Techday 2, na última terça-feira (17), na Universidade Federal do Maranhão. O evento teve como tema “Redes Sociais na Internet” e trouxe um dia inteiro dedicado à discussão, debate e apresentação de cases por pesquisadores e personalidades do mercado.
Techday é um projeto do Laboratório de Convergência de Mídias do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (LABCOM/UFMA), que tem o objetivo de fomentar o diálogo e a produção de conhecimento sobre as relações entre tecnologia e comunicação. O objetivo também é debater um tema específico a cada edição, visando ao encontro entre o mercado, a academia e a pesquisa. O professor Márcio Carneiro é o organizador do evento.
A programação, pela manhã, contou com a realização das oficinas “Métricas em Mídias Sociais”, ministrada por Tarcízio Silva, pesquisador em comunicação; “Implementação de Canais de Mídia Social e Produção de Conteúdo no Ambiente Organizacional”, com Murilo Pinto, assessor de comunicação do Supremo Tribunal Justiça (STJ); e “Introdução à Análise de Redes Sociais com as Ferramentas NodeXL”, oferecida por Márcio Carneiro, professor do Departamento do Comunicação Social da UFMA.
Durante a tarde, foram realizadas várias palestras com temas bem diversos. Em debate, as novas formas de uso das redes sociais, como lidar com seus problemas e armadilhas, bem como a apresentação de projetos de comunicação com resultados e análise do ambiente da Internet.
A equipe de Comunicação do TRT-MA tem avaliado melhor suas ações nas redes sociais e o desempenho da instituição no uso da internet. Nos últimos seis meses, o Twitter e o Facebook institucionais tiveram crescimento considerável, mais de mil novos seguidores no primeiro, e mais de 200 curtidas na fanpage. Com isso, houve aumento da influência nas redes sociais e maior número de visitação no site.
“Excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre ferramentas cada vez mais exigidas no trato das redes sociais tanto em nível profissional como pessoal. A oficina de que participei foi muito proveitosa, assim como cada palestra ministrada. É necessário que haja mais iniciativas como essa”, avaliou a servidora Rosemary Araújo.
Além das participações em oficinas, o setor também esteve presente no ciclo de palestras. A estagiária e também aluna de Comunicação Social da UFMA, Ana Paula Coelho, participou da mesa de debates “Que língua se fala nas Redes Sociais?” que contou com a participação de Celso Borges, poeta e curador da Feira do Livro de São Luís e da professora Veraluce da Silva Lima, do Departamento de Letras da UFMA. “Apresentei cases sobre trabalhos desenvolvidos em grupos de que participo na UFMA e do trabalho que desenvolvo no TRT-MA. Foi uma experiência muito interessante, que ajuda empresas e instituições a refletirem sobre suas ações em rede”, explicou Ana Paula Coelho.
Fotos: Diego Uchôa (LABCOM/UFMA)