Ato Público pelo Trabalho Seguro, em São Luís, deve reunir cerca de três mil trabalhadores
Cerca de três mil trabalhadores da construção civil devem participar do Ato Público pelo Trabalho Seguro, que será realizado no dia 15 deste mês, a partir das 8h30, na Portaria do Anjo da Guarda, que fica na Avenida dos Portugueses, próximo à entrada do Parque Botânico Vale. O evento conta com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.
O Ato Público é uma ação do Programa Trabalho Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de iniciativa do TST e CSJT e que, em São Luís, está sendo organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e a empresa Vale.
“O evento tornou-se uma referência no país na área de segurança do trabalho”, disse a presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo. Ela explicou que em São Luís, foi escolhido o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, onde se encontra o Píer IV, que integra as obras do programa Capacitação Logística Norte (CLN). O programa CLN permitirá à Vale aumentar a capacidade de transporte do Sistema Norte. Hoje, o Sistema Norte (mina, ferrovia e porto) tem capacidade para transportar 130 milhões de toneladas por ano (mtpa). Com a implantação do Programa CLN, será capaz de transportar 230 milhões de toneladas. A desembargadora esclareceu que a escolha do local ocorreu também em função das ações de prevenção de acidentes de trabalho desenvolvidas pela Vale.
O Ato Público pelo Trabalho Seguro tem como objetivo a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil e em São Luís. Conforme os dados estatísticos de acidentes de trabalho dos municípios do Estado do Maranhão, extraídos do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2010 do Ministério da Previdência Social, o Maranhão registrou 5.936 acidentes de trabalho, o que representa 0,85% do total de acidentes de trabalho no país.
Calendário de atividades - Já foram realizados, em 2012, 13 atos públicos em grandes obras de infraestrutura, todos em parceria do TST/CSJT com os Tribunais Regionais do Trabalho. Instituições públicas e privadas também são parceiras do Programa, que visa à formulação e à execução de projetos e ações nacionais voltadas para a adoção de medidas de saúde e segurança no trabalho para prevenção de acidentes. Conforme o calendário de atividades do Trabalho Seguro, o Ato Público em São Luís é o primeiro a ser realizado em 2013. A próxima ação está prevista para ser desenvolvida pela 24ª Região, em Campo Grande (MS), no Centro de Convenções Albano Franco. O calendário de atividades está sujeito a alterações.