Bibliotecárias do TRT realizam treinamento sobre Gestão Documental na Vara do Trabalho de Bacabal
segunda-feira, 16 de Novembro de 2009 - 14:46
Redator (a)
Suely Cavalcante
Capacitar servidores sobre como racionalizar a documentação produzida e/ou recebida no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão e compartilhar informações sobre procedimentos de avaliação dos processos judiciais os quais serão objeto de eliminação ou preservação, de acordo com a Lei nº 7.627/87, que dispõe sobre a eliminação de autos findos nos órgãos da Justiça do Trabalho, são exemplos de atividades que serão desenvolvidas na Vara do Trabalho de Bacabal durante o treinamento sobre Gestão Documental, iniciado nesta segunda-feira (16), pelas bibliotecárias Maria Elisabete de Sousa Barbosa e Raimunda Nonata Araújo Teixeira, lotadas no Serviço de Informação e Documentação (SID) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. O treinamento encerra na quarta-feira (18).
Segundo Maria Elisabete de Sousa Barbosa, chefe do SID, para que haja obtenção de melhores resultados e aplicabilidade do Programa de Gestão Documental, é recomendado que sejam destacados servidores da Vara Trabalhista, entre eles, o diretor de secretaria da VT, que se tornarão agentes multiplicadores no repasse dos conhecimentos adquiridos para todos os servidores da Vara. A recomendação, de acordo com Elisabete, é feita em virtude da amplitude do Programa, uma vez que a partir do treinamento, nenhum documento deverá ser produzido ou recebido sem que seja classificado na Unidade de origem.
Quanto à eliminação de documentos, serão informados os critérios de avaliação adotados pela maioria dos Tribunais. “Desse modo, os treinandos se tornarão aptos a eliminarem “in loco” toda a massa documental de suas respectivas VTs”, destacou Maria Elisabete Barbosa.
Já a bibliotecária Nonata Teixeira explicou que, para garantir a aplicabilidade do Programa de Gestão Documental do TRT-MA, foi expedida a Ordem de Serviço nº 001/2004, que estabelece procedimentos para utilização dos instrumentos de avaliação, os quais vêm sendo aplicados através de Treinamento em todas as Unidades do TRT da capital e interior. Ela explicou ainda que, para o desenvolvimento das atividades, em treinamentos como esse, são necessários os instrumentos de avaliação do Programa tais como as TTD’s – área fim e meio, Índice Remissivo e o Código de Classificação, os quais deverão ser reproduzidos, a fim de ser distribuído um kit.