Caixa vai propor 4,6 mil acordos durante Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
(14/04/2016)
A empresa foi a primeira a firmar compromisso no TST para contribuir com o fim de processos de maneira conciliatória
A Caixa Econômica Federal (CEF) foi a primeira empresa a formalizar um compromisso com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) de participação na II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada de 13 a 17 de junho. A iniciativa, apresentada à vice-presidência do TST nesta quarta-feira (13) abrange 4,6 mil processos que podem ser solucionados por acordo entre as partes.
O evento, realizado em âmbito nacional, visa promover o diálogo entre patrões e empregados para proporcionar acordos conciliatórios nos processos – uma forma de solucionar os litígios de forma rápida e mais barata, além de desafogar a Justiça do Trabalho. A vice-presidência da Corte, responsável pela organização do evento, vem realizando encontros com os maiores litigantes da Justiça do Trabalho na tentativa de conscientizar sobre a importância da conciliação e incentivar a apresentação de propostas aos trabalhadores .
O vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, espera que a adesão da Caixa à Semana Nacional de Conciliação Trabalhista incentive outras empresas a adotarem a conciliação como forma de resolver processos judiciais. “Essa participação é fundamental pelo fato da Caixa ser uma empresa de grande porte. Espero que essa atitude sirva de exemplo para que outras empresas brasileiras nos procurem e procurem os TRTs para seguir o mesmo caminho,” destacou.
De acordo com o superintendente nacional da Caixa, Gryecos Loureiro, a empresa quer contribuir com a política de conciliação adotando estratégias de solução consensual de controversas, seja fazendo propostas de acordo interessantes para ambas as partes, desistindo de recursos ou mesmo se submetendo à decisão do Regional e não mais recorrer nos processos, optando pelo cumprimento instantâneo das decisões.
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
A II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada nos órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus , de 13 a 17 de junho. Com o mote: “Conciliação: você participa da solução”, o evento tem como principal objetivo implementar medidas que proporcionem maior rapidez aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de conflitos.
Empresas interessadas em propor acordos devem procurar o Tribunal Regional do Trabalho da sua região, os Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho ou a vice-presidência Tribunal Superior do Trabalho.
O prazo para que as empresas informem os processos que vão ser alvo de acordos vai até o dia 13 de maio.
Informações: www.csjt.jus.br/conciliacao
(Taciana Giesel)
Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907