Campanha Carnaval Seguro: TRT-16 realiza campanha de combate e prevenção a ISTs

sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2024 - 11:14
Redator (a)
Gustavo Melo
A diretora-geral do TRT-16, servidora Fernanda Marques, prestigiou a campanha Carnaval Seguro.
Equipe do Setor de Saúde comemora o sucesso da campanha.

Carnaval é sempre um período de festa e muita diversão, e para que o clima não se torne desagradável, o Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou. na manhã da última terça-feira (6/2), a Campanha Carnaval Seguro, com o objetivo de reforçar a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O evento se estendeu por toda a manhã e contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários, assim como aposentadas e aposentados da instituição. Cerca de 40 pessoas fizeram testes rápidos e, logo após os exames, já receberam as devidas orientações da equipe de enfermagem. Também foram entregues autotestes de HIV e distribuídos preservativos masculinos e femininos acompanhados de folders explicativos. A ação é fruto da parceria com a Prefeitura de São Luís, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Lira.
Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefe do Setor de Saúde, reforça que a preocupação deve existir o ano todo, mas, neste período, a atenção deve ser redobrada devido ao aumento da exposição às infecções sexualmente transmissíveis. “A gente sempre desenvolve ações de prevenção e, com a proximidade do Carnaval, nós aproveitamos para disponibilizar esses testes, porque essas doenças não têm sintomas. Então, o teste já serve de alerta, tudo isso visando à qualidade de vida dos nossos servidores e magistrados”, destacou.
Após a boa adesão no primeiro dia, o Setor de Saúde ampliará a campanha. Já está programada uma ação semelhante para o dia 21/2, das 13h30 às 17h, no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas de São Luís). Nesse mesmo dia, uma palestra com a Assistente Social Norma Solange Passos será realizada no prédio-sede do TRT-16, das 10h30 às 11h30.
Transmissão de doenças 
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são adquiridas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo (camisinha) com uma pessoa já infectada. Dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas estão entre os possíveis sintomas. São alguns exemplos de ISTs: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção por HIV (vírus da imunodeficiência humana), infecção por HPV (Papilomavírus Humano), hepatites virais B e C.

 

119 visualizações