Campanha Lance Certo no e-Gestão é lançada no TRT-MA
O lançamento da “Campanha Nacional Lance Certo no e-Gestão” no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), para servidores das varas do trabalho (primeira instância) da capital e do interior, foi feito na tarde desta quinta-feira (7/8), no auditório “Profª. Maria da Graça Jorge” da Escola Judicial, pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) e coordenadora do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho), Maria Regina Machado Guimarães. Na manhã desta sexta-feira (8/8), às 8h30, será feito o lançamento para servidores do TRT (segunda instância). Ao abrir o evento, o juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador-geral da Escola Judicial, Bruno de Carvalho Motejunas, deu as boas-vindas e agradeceu à desembargadora e aos demais integrantes da equipe do e-Gestão pelo lançamento da campanha no TRT maranhense. O vice-presidente e corregedor do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, estava presente à solenidade.
Segundo a desembargadora, o TRT-MA é o terceiro tribunal a receber a campanha. Ela disse que o nome Lance Certo faz um paralelo entre o lançamento no processo judicial e o jogo de futebol, onde cada jogador passa a bola para o outro até chegar ao gol. “O nome é sugestivo, pois lance certo é o lançamento correto”. Para Regina Guimarães, a realização da campanha é fundamental para estimular os tribunais a usar o sistema, corrigir as inconsistências das remessas estatísticas e aperfeiçoar a qualidade dos dados. A campanha foi lançada em 23 de abril deste ano, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, na reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor).
Em vídeo gravado especialmente para o lançamento no TRT-MA, o ministro Brito Pereira fez um convite a magistrados e servidores para que abracem a campanha. Ele observou que o Tribunal agora passa a contar com o pré-validador, que é uma ferramenta que permite a correção de dados, bem como a consolidação mais rápida e eficiente de dados e que “nas próximas estatísticas possamos festejar a grande qualidade e excelência desses dados”, finalizou.
Na sequência, houve apresentação do vídeo institucional da campanha. A juíza do trabalho substituta Roberta Carolina de Novaes e Souza Dantas, do TRT da 2a Região (São Paulo), que também integra o Comitê Nacional, ressaltou a importância dos lançamentos que são feitos e resgatados pelo sistema e-Gestão, uma das mais modernas ferramentas de gerenciamento de informação judiciária.
Marco Aurélio Willman Saar de Carvalho, diretor da secretaria da 6ª Vara do Trabalho de Brasília e integrante do Comitê Nacional, fez uma abordagem em que mostrou a Justiça do Trabalho antes e depois do e-Gestão, e apontou as vantagens do sistema, segundo ele, uma ferramenta essencial para todos que atuam na gestão de dados.
Participaram, também, do lançamento da campanha, os demais integrantes do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão, Sandro Magnos Karkow, supervisor da Seção de Acompanhamento Estatístico dos TRTs da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho; Diêgo Carneiro Lopes, supervisor da Seção de Acompanhamento Estatístico das Varas do Trabalho da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho; e Nilton Lacerda Wanderlei, chefe de Seção - SCSJU/CDSIS/SETIN/TRT 10ª Região.