Campanha Novembro Azul: discussões preventivas e de conscientização são destaques em palestra no TRT-16

quinta-feira, 23 de Novembro de 2023 - 15:09
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante
A enfermeira Mayra alertou sobre fatores de riscos que ameaçam a saúde do homem
Servidores, servidoras, estagiários, terceirizados e terceirizadas e a palestrante

Reflexão, sensibilização e conscientização, essas foram as palavras que definiram a palestra “Os tons da prevenção: prevenção do câncer de próstata e de pênis”, ministrada, na última quarta-feira (22/11), pela coordenadora do Centro Cirúrgico e CME do Hospital do Câncer Aldenora Bello, enfermeira Mayra Araújo. O evento, promovido pelo Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) em parceria com o plano de saúde Assefaz, reuniu um grande número de servidores, terceirizados e estagiários, no local onde funcionava o antigo restaurante, no 1º andar do prédio-sede.
Durante a palestra, a enfermeira Mayra Araújo explicou como surgiu a ideia da criação da campanha Novembro Azul, que se tornou uma das ações fundamentais de combate ao câncer de próstata e de pênis. Ela destacou os principais sinais e sintomas da doença, bem como sobre as formas de prevenção e tratamentos.
Além disso, a palestrante também falou sobre outras doenças que fazem parte da campanha de combate, e fez um alerta acerca dos fatores de risco que ameaçam a saúde do homem e a importância do autocuidado, e destinou espaço para perguntas e esclarecimentos de dúvidas. Alguns participantes deram depoimentos sobre casos de câncer de próstata na família e outros contribuíram com informações relacionadas a tratamentos.
Exames de glicemia, aferição de pressão arterial e massoterapia
Ainda como parte da programação, os participantes tiveram a oportunidade de fazer exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, que foram realizados por profissionais da Clínica Bem Família. Também foram oferecidas sessões de massoterapia aplicadas por profissionais da Clínica Fisioaudio. 
Sorteio
Ao final do evento, a chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim Pereira de Sousa, agradeceu a presença de todos que estiveram presentes, e aproveitou a oportunidade para realizar um sorteio de dois brindes como forma de estimular o engajamento e a participação do público masculino nas campanhas promovidas pelo setor acerca dos cuidados com a saúde pessoal.

63 visualizações