Campanha Novembro Azul estimula participação dos servidores no TRT-MA

quarta-feira, 8 de Novembro de 2017 - 15:23
Redator (a)
Gisélia Castro
Desembargador James Magno fez adesão à campanha Novembro Azul
Desembargador James Magno e servidores do Gabinete da Presidência no Novembro Azul

Servidores em fila aguardam o atendimento para medir a pressão arterial, checar peso, altura e IMC (Índice de Massa Corporal), circunferência abdominal, seguida de avaliação médica. São todos do sexo masculino e trabalham no Gabinete da Presidência. Foram estimulados pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador James Magno Araújo Farias, a suspender, brevemente, as atividades laborais para dar atenção à saúde, participando da campanha Novembro Azul, de prevenção e atenção à saúde do homem. 
Adepto das campanhas preventivas, o desembargador James Magno, acompanhado dos servidores, esteve nesta quart-feira (8/11), na Seção de Saúde para participar da campanha. "É sempre bom estimular ações educativas de atenção à saúde", complementou. Acha muito importante a campanha educativa por favorecer a conscientização em relação ao bem-estar, acrescentado ser louvável a iniciativa da Seção de Saúde. "É uma forma de cuidar bem de magistrados e servidores, terceirizados e estagiários", resume. 
Este ano, o Novembro Azul do TRT-MA acontece em duas etapas. Nos dias 8 e 9 de novembro faz prevenção da hipertensão arterial e no dia 20 de novembro mobiliza a atenção para evitar o câncer de boca com a participação do Setor Odontológico do Tribunal. Segundo o médico Ércio Murilo Sousa Cutrim, responsável pelo Programa de Prevenção/Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (PPCHAS), o objetivo é identificar quem corre o risco de evoluir para a hipertensão, os que já estão com pressão alta e orientar para a prevenção. Ele lembra que é muito melhor controlar os chamados fatores associados à hipertensão como alimentação com excesso de sal e gordura, estresse, sobrepeso, colesterol, tabagismo e alcool, principalmente. Desse modo é possível prevenir doenças como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). A campanha é voltada para o público masculino, mas também incentiva a adesão das mulheres.  
Depoimentos - O servidor José Pinto, do Gabinete da Presidência, que aderiu à campanha Novembro Azul, diz que todos os colegas deveriam participar do evento. Lembrou que a campanha estimula os homens a darem valor à prevenção de doenças. "É sempre melhor prevenir", afirmou. 
No início da  manhã, o auxiliar de eletricista Jailton Araújo Gomes também agendou a sua ida à Seção de Saúde para marcar presença no Novembro Azul. Elogiou a iniciativa, acrescentando que serve de alerta para os homens cuidarem de si. 
Além do médico Ércio Murilo, também participam da primeira etapa da campanha os médicos Gustavo Duarte, Bartolomeu Feitosa e Luís Carlos Pinho de Ribamar. A equipe médica tem o apoio da chefe de Seção de Saúde, Rafaela David Brito Pinho, da estagiária de enfermagem, Jéssica Silveira, e da atendente Márcia Sousa. 
Dia seguinte - O segundo dia da campanha Novembro Azul será nesta quinta-feira (9/11), no Fórum Astolfo Serra com atendimento aos magistrados, servidores, terceirizados e estagiários no horário às 12h e das 13h às 15h.

10 visualizações