CAPES cria Grupo de Trabalho em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e lança edital para envio de artigos científicos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro em Brasília, criou o Grupo de Trabalho em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que tem como objeto de estudos e diálogos a evidente desigualdade de gênero no âmbito da Pós-Graduação Brasileira, em que a representação feminina não alcança qualquer paridade. Instituído por meio da Portaria n. 45, de 07 de março de 2022, da CAPES, o GT tem a finalidade de fomentar estratégias e orientações de políticas públicas com o intuito de promover concretamente a equidade na ciência nacional.
Em correspondência enviada aos órgãos do Poder Judiciário no país, a presidente da CAPES, Cláudia Mansani Queda de Toledo, ressaltou que devem participar do GT representações institucionais de diferentes setores da sociedade civil, com destaque para a participação da função Judiciária, como protagonistas na construção das melhores políticas de igualdade.
Ao mesmo tempo, informou que a CAPES vai lançar, nos próximos dias, edital para envio de artigos científicos destinados à edição comemorativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), sob a coordenação da Fundação, em prol da representatividade feminina no espaço da pós-graduação brasileira, abrangendo todas as áreas do conhecimento, mas com especial destaque para as produções da Ciência do Direito. Interessados em enviar artigos científicos para a Revista podem acessar os links abaixo para mais informações:
https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/focoeescopo; https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/acesso-livre; https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/about/submissions.