CEJUSCs-JT: Pesquisa permanente de satisfação avalia serviços prestados pelos Centros de Conciliação trabalhistas no Maranhão

terça-feira, 25 de Junho de 2024 - 13:28

Os Centros Jurídicos de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º Graus do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (CEJUSCs-JT) querem saber a opinião de advogados e partes processuais (trabalhadores e empregadores com processos tramitando na Justiça do Trabalho no Maranhão) sobre os serviços prestados nos CEJUSCs de 1º Grau, localizados em São Luís (Fórum Astolfo Serra), Imperatriz e Caxias, assim como no CEJUSC de 2º Grau, localizado no prédio-sede do TRT-16, em São Luís. Com este fim, está sendo realizada pesquisa permanente, por meio de formulários Google Forms. Os formulários da pesquisa relativos a cada público específico podem ser acessados nos links respectivos, no final desta notícia.
Os CEJUSCs-JT são estruturas equiparadas à unidade judiciária, que desenvolvem trabalhos correlatos à política de autocomposição. Utilizando técnicas avançadas de mediação, juízes supervisores e servidores buscam mostrar às partes envolvidas em conflitos trabalhistas que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais vantajoso. 
Tais unidades realizam as audiências inaugurais das Varas do Trabalho, com finalidade conciliatória, podendo até resultar na conclusão do processo para julgamento, nos casos em que não há fase instrutória. Os CEJUSCs também realizam audiências para tentativa de conciliação em processos que se encontram em outras fases processuais, a fim de diminuir a taxa de congestionamento na fase de execução e o prazo de duração do processo. Assim, esses centros conciliatórios organizam pautas concentradas, principalmente, com empregadores considerados grandes devedores, fazendo o monitoramento dos grandes litigantes e das demandas repetitivas, como o objetivo de reduzir o acúmulo de processos relativos à litigância serial.
Mais informações podem ser obtidas acessando a página CEJUSC-JT no site do TRT-16 e/ou pelo e-mail cejusc@trt16.jus.br.
Links
Acesse a pesquisa para Advogados.
Acesse a pesquisa para Partes Processuais.

 

107 visualizações