Cemoc recebe visita de alunos da Escola Paulo Freire
O Centro de Memória e Cultura do TRT do Maranhão recebeu, na tarde do dia 11/11, a visita de alunos do 3º ano da Escola Paulo Freire (Turu) dentro das atividades do Programa TRT na Escola, que busca levar aos alunos do ensino fundamental e médio informações sobre a Justiça do Trabalho. Eles foram recepcionados por uma equipe de servidores do TRT, formada por Durval Coelho (Foro Astolfo Serra), Edvânia Kátia (Cemoc) e Rosely Vieira (Escola Judicial). Para encerrar o dia, eles participaram de uma atividade do Projeto TRT Cantos e Encantos, que utiliza a música para proporcionar uma reflexão sobre os direitos sociais.
O Programa TRT na Escola é realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da XVI Região (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Sob a gestão da servidora Anícia Ewerton, o Programa tem como slogan “Educar é promover cidadania”. Entre outros, seu propósito é a difusão de conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo. Em 2013, o Programa passou a contar com as visitas ao Foro Trabalhista.
Na apresentação sobre a Justiça do Trabalho, o servidor Durval Coelho falou da estrutura do Poder Judiciário e abordou a dinâmica dos processos trabalhistas. Já a servidora Edvânia Kátia apresentou o histórico da Justiça do Trabalho no Maranhão e elencou os principais projetos desenvolvidos pela Justiça do Trabalho. A servidora Rosely Vieira realizou atividade de sensibilização a partir da composição “Milhões de Uns”, de Joaozinho Ribeiro. A música fala dos Joões, Josés, Manes e Binés, do João que batalha um trabalho, do Antônio que recebe um não e da Maria que confere os filhos e faz milagre de um pão.